Museus

Fique por dentro de tudo o que acontece no Masp em março

Este mês, a VEJA SÃO PAULO celebra parceria com o maior museu da América Latina, que retorna aos seus tempos áureos

Por: Julia Flamingo

Masp
O Masp É Nosso é a nova página da VEJA SÃO PAULO dedicada às novidades da instituição (Foto: Tomás Arthuzzi)

A partir de março, a VEJA SÃO PAULO dedica uma página mensal da edição impressa a novidades e curiosidades sobre o Masp, além de alimentar constantemente a página online O Masp É Nosso. O objetivo é aproximar os paulistanos do processo de retomada do museu, que tem mobilizado empresários e colecionadores a fim de organizar as finanças da instituição e promover uma programação à altura de sua história.

Suba nesta obra

Masp
Instalação da mostra Playground 2016 foi feita a partir da estrutura interna dos ônibus da cidade (Foto: Felipe Cotrim)

A mostra Playgrounds 2016, de sexta (18) a 24 de julho, representará uma exceção à regra sagrada dentro dos museus de não tocar nas obras. Seis artistas ou coletivos exibem ali instalações interativas e grandiosas, em uma releitura d evento criado por Lina Bo Bardi nos anos 70. O Grupo Inteiro projetou um trepa-trepa com peças e desenhos da estrutura interna dos ônibus de São Paulo.+

 + Saiba como se tornar um amigo Masp

Por trás do quadro

Paul Gauguin
Autorretrato de Gauguin feito no Taiti, nos últimos anos de sua vida (Foto: Acervo Masp)

Depois de muitos cigarros e paixões parisienses, o francês Paul Gauguin (1848-1903) mudou-se para o Taiti. Na época em que pintou este autorretrato, de 1896, exposto nos cavaletes do 2° andar do Masp, Gauguin já sofria de sífilis e era cuidado por uma garota polinésia de 14 anos, a quem acabou engravidando.

Gauguin_RaioX_1
Raio-x feito pela equipe do Masp revelou três figuras por trás da pintura aparente (Foto: )

No raio X da tela feito pela equipe do museu, apareceram três rostos sob a camada de tinta — um de perfil, outro de frente e, mais à direita, um rascunho que parece representar outra pessoa. Como não há documentos nos quais o autor trate do assunto, a razão da existência dessas “imagens fantasmas” permanece um mistério.

+ Como é feita a conservação de obras do museu

Curso Grátis

Férias-6
Oficina para crianças serão oferecidas a partir de quinta (17) (Foto: Divulgação)

A partir de quinta (17), quem tem de 5 a 11 anos pode participar de oficinas gratuitas de desenho na instituição. A ideia é pôr os pequenos artistas em contato com grandes obras, pedindo que façam as próprias versões de quadros de Renoir, Van Gogh e Portinari. A programação faz parte da mostra Histórias da Infância, com inauguração prometida para abril, com obras que retratam crianças através dos séculos. Os ateliês acontecem duas vezes por semana durante o mês de março, e as inscrições são feitas pelo site.

+ Foto Cine Clube Bandeirante fica em cartaz até 20 de março

Fonte: VEJA SÃO PAULO