Eleições

Marta e Matarazzo: em frases, um passado de rivalidades

Tradicionalmente em polos opostos, os companheiros de chapa acumulam trocas de duras críticas ao longo dos anos

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

marta-suplicy-andrea-matarazzo-pref
Marta e Andrea: dobradinha entre PSD e PMDB foi promovida por Gilberto Kassab (Foto: Reprodução)

Aliados nas eleições deste ano, Andrea Matarazzo (PSD) e Marta Suplicy (PMDB) têm um passado de rivalidade ferrenha. O vereador chegou a chamar a gestão municipal da ex-petista de "nefasta", em 2012, ao anunciar que havia desistido de concorrer à prefeitura de São Paulo para dar lugar a José Serra (PSDB), que acabou vencido nas urnas por Fernando Haddad (PT). 

+Andrea Matarazzo: "Não é fácil abrir mão de um sonho"

Na ocasião, ele reiterou a habitual declaração de guerra ao PT, então partido de Marta. Além de dividir a mesma chapa nas eleições deste ano, os dois têm em comum um histórico recente de manobras escancaradas para disputar a prefeitura. Marta saiu do PT após sinais de que a cúpula da agremiação iria investir na reeleição de Haddad. Matarazzo deixou o ninho tucano ao ser preterido por João Doria, que ganhou as prévias do partido após racha entre aliados de Geraldo Alckmin e José Serra, e irá disputar pelo PSDB.  

Marta, por sua vez, protagonizou um dos mais contundentes embates contra Gilberto Kassab (PSD) durante as eleições municipais de 2008, quando os dois eram candidatos. Atualmente presidente do partido do seu vice e articulador da dobradinha Marta-Matarazzo, Kassab na época disputou a reeleição pelo DEM. Em uma das inserções na TV, a campanha da ex-petista levantou especulações sobre sua pessoal ao questionar se ele era casado e tinha filhos. O vídeo foi considerado ofensivo pela Justiça Eleitoral e sua exibição foi suspensa. 

Movimentos como esse na política são chamados de pragmáticos por levar mais em conta interesses de ordem prática, como tempo de TV e financiamento de campanha, do que alinhamento ideológico. 

Veja abaixo outros exemplos das farpas trocadas ao longo dos anos. 

MARTA X PSD

"Não sobram áreas para a dupla PSDB-Kassab atentarem contra os menos favorecidos de São Paulo. A violência corre solta no nosso Estado, evidenciando não somente a truculência policial, mas o total desprezo e desrespeito pelo ser humano", escreveu Marta Suplicy em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo em 28 de janeiro de 2012.

MATARAZZO X MARTA

 "A Marta Suplicy teve uma gestão desastrosa, tanto que não se reelegeu", disse Matarazzo em entrevista ao site O Financista em 25 de fevereiro de 2016.

MATARAZZO X MARTA

"É mais fácil vaca voar do que eu aceitar ser vice de Marta", disse Matarazzo em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo em março deste ano.

MARTA X PSD

"Como posso, neste momento, me integrar à campanha do Haddad se corro o risco de me ver, de uma hora para outra, de mãos dadas com o Kassab?", tuitou Marta em fevereiro de 2012.

MATARAZZO X PT

"O PT é o adversário e é ele que temos que enfrentar. O adversário quer fazer da conquista de São Paulo o passo final de seu projeto de hegemonia. O PT quer colher de São Paulo a tragédia humana", disse Matarazzo ao abrir mão da candidatura a prefeito pelo PSDB, em fevereiro de 2012, para dar lugar a José Serra.

 

 

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO