Saúde

Mariana Ferrão lança 'Os Sucos da Mari' com dicas e receitas

A apresentadora do Bem Estar fala sobre sua rotina, seu estilo de vida e a experiência de escrever um livro

Por: Gabriela Boccaccio

Sucos da Mari_300dpi_10cm_CMYK
Livro será lançado no dia 6 de dezembro, no MorumbiShopping (Foto: Divulgação )

 A apresentadora Mariana Ferrão, do programa Bem Estar, da Globo, vai lançar seu primeiro livro no dia 6 de dezembro, às 15h, na Livraria Saraiva do MorumbiShopping. Chamada Os Sucos da Mari, a publicação da Editora Panda Books reúne trinta receitas de sucos, além de dicas de como escolher cada fruta e alertas sobre os rótulos das embalagens das versões prontas. 

+ Confira a receita do suco verde da Mariana Ferrão 

Verdinho Básico - Os sucos da Mari
O suco verde de Mariana Ferrão também leva caju (Foto: Daiane da Mate / Paula Korosue )

A ideia começou quando ela postou uma foto, em 2012, com o "suco do dia" no Instagram. A receita teve repercussão e levou diversos seguidores para a cozinha a fim de preparar a mistura (alguns tiveram sucesso, outros nem tanto). Para o livro, Mariana contou com a consultoria da nutricionista Andreia Naves, para mostrar quais são os benefícios de cada uma das bebidas.

Ela falou a VEJA SÃO PAULO sobre o lançamento. Confira. 

Esse é o seu primeiro livro. Como foi a realização? 

Tinha recebido a proposta em 2012, mas não tinha tempo de sentar para escrever. Fiz isso durante minha licença-maternidade. É difícil para quem trabalha muito ficar parado, me sentia improdutiva, sendo que tinha produzido um ser humano e leite. Escrevi em três meses e a revisão durou um mês. Gostei muito da experiência, é diferente de uma reportagem de cinco minutos, o livro fica lá para sempre. 

Por que a parceria com a nutricionista Andreia Naves? 

A Andrea é minha nutricionista e me ajudou muito durante a gravidez. Entendo desse assunto graças ao programa, mas não tinha autoridade para falar sobre ele, não sou nutricionista. Conversei com ela e ela adorou a ideia. Não adiantava dar a receita dos sucos e não explicar a função deles. 

+ Conheça a família Fit Family, sucesso no Instagram

Qual é o seu ritual pela manhã? 

Acordo às 5h40 e faço um ritual tibetano. Consiste em uma série de cinco movimentos para acordar o corpo e alinhar os chacras. Isso dura vinte minutos, depois faço uma pequena meditação durante cerca de dez minutos. Agora estou na onda da tapioca. Como uma com cottage de manhã e preparo meu suco. Tudo isso para chegar na Globo às 7h. 

Mariana Ferrão
A jornalista é mãe de Miguel, que tem um pouco mais de um ano (Foto: Paula Korosue e Daiana da Mata )

O que não pode faltar no seu suco? 

São cinco coisas: chá de hisbisco, hortelã, gengibre, couve e colágeno. O chá me ajudou muito para desinchar depois da gravidez e a melhorar minha TPM. Como o gosto deles em si não é muito bom, costumo complementar com algumas frutas ou água de coco. 

Os sucos mudaram sua rotina? 

Fui uma adolescente gordinha, me alimentava muito mal até os 15 anos. Minha mãe tinha um manual para empregada em casa e escrevia nele "não esqueça da fritura para as crianças". Quando você prepara seu suco, você pensa no que o seu corpo precisa. Isso me ajuda a pensar em mim e ter uma alimentação muito mais coerente. 

+ Veja como fazer uma paleta detox 

Onde você prefere comprar as frutas ? 

Gasto cerca de 50 reais em frutas para os sucos por semana. Costumo comprar em sacolões. Gostaria muito de poder ir Mercadão, mas é muito longe e não consigo ir todo final de semana lá. 

Mariana Ferrão
Mariana Ferrão apresenta receitas de sucos (Foto: Paula Korosue e Daiana da Mata )

Seu estilo é saudável?

Mãe recente nunca dorme o suficiente e o estresse atrapalha. Mas me definiria como saudável, apesar de descansar pouco.

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO