Continua após publicidade

Oito bares da capital já possuem estação para carregar celular

Totem pode conectar dez aparelhos ao mesmo tempo

Por Jussara Soares
Atualizado em 20 jan 2022, 09h23 - Publicado em 14 nov 2013, 15h23

Além de psicólogos de plantão dos fregueses mais fiéis (uma das funções clássicas de garçons e barmen), os profissionais do circuito de bares se acostumaram nos últimos anos a uma outra função: quebrar o galho da clientela desesperada com o celular prestes a morrer, liberando de graça um ponto de luz do estabelecimento para o socorro imediato. A dose de informalidade do negócio está prestes a acabar com a chegada ao mercado paulistano de estações de recarga destinadas a não deixar o celular de cliente algum sem bateria na happy hour.  Presente em oito estabelecimentos, entre botecos e restaurantes, o totem pode conectar dez aparelhos ao mesmo tempo. Não é necessário nem levar o carregador, pois há conexão para praticamente todos os aparelhos do mercado. Vinte minutos de utilização custam, em média, 1 real. A moeda é depositada na própria máquina.

O Genial, na Vila Madalena, possui um equipamento do tipo desde outubro. Na semana passada, as advogadas Tânia Bachega, de 38 anos, e Denise Faralli, 48, recorreram ao serviço no bar. “Mesmo não sendo adepta de redes sociais, uso GPS, acesso e-mail e faço muitas ligações”, dizia Denise. A amiga, enquanto isso, expressava um temor: de que algum larápio aproveitasse o clima festivo para afanar seu smartphone. O garçom Jair Garcia tentava tranquilizá-la. “Ficamos sempre de olho, então nunca deu confusão”, explicou ele.

Responsável pelas estações, a Charge Point Brasil foi criada por Raphael Santos, ex-produtor do programa CQC, da Band. Ele teve na empreitada a ajuda do pai, que vendeu um apartamento no Alto de Pinheiros. Com 600 000 reais de capital inicial, viajou à China em junho para comprar vinte dessas engenhocas. No mesmo mês, a primeira delas chegou à Mercearia São Pedro, em Pinheiros.

Em breve, o modelo será substituído por outro que oferece gratuitamente a recarga. “O objetivo não é ganhar dinheiro dos clientes, mas com publicidade”, explica Santos. A venda de espaços ainda não começou, mas a ideia é cobrar 1 000 reais mensais de cada patrocinador. Os donos dos bares não pagam nada. “Antes, desligávamos nossos aparelhos para colocar os dos clientes”, conta Clayton Luiz, gerente do restaurante Sotero, em Santa Cecília, onde o totem foi instalado há dois meses.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.