Cidade

Mapas mostram a expansão urbana de São Paulo por mais de um século

Por meio de ferramenta, é possível comparar a capital paulista com outras megacidades do mundo

Por: VEJA SÃO PAULO

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

De pequena cidade à megalópole, São Paulo passou por um processo de expansão vertiginoso nos últimos 110 anos. Um mapa criado pela ferramenta geográfica Esri mostra o crescimento da capital paulista no último século, desde 1905, quando se concentrava apenas no centro, até os dias atuais, com o prolongamento da região metropolitana e um aumento significativo da área urbana.

+ Pontes dos rios Tietê e Pinheiros terão ciclovias

Na galeria acima é possível ver essa mudança em cinco imagens. Batizado de "A era das megacidades", o projeto on-line faz a mesma comparação histórica e urbana com outras metrópoles, como Xangai, na China, Johanesburgo, na África do Sul, e Cidade do México. É interessante observar que cidades já desenvolvidas no início do século passado, como Paris e Londres, que também são analisadas, passaram por processos de expansão para as periferias da mesma maneira.

+ As 60 melhores fotos do Instagram de Veja São Paulo

De acordo com a ONU, megacidades são aquelas com mais de 10 milhões de habitantes, independentemente de índices de qualidade de vida ou industrialização. Atualmente, há 28 megacidades no mundo, que concentram 453 milhões de pessoas, 12% da população urbana mundial. Para 2030, a previsão é que esse número cresça para 41, com o eclosão de centros especialmente em regiões menos desenvolvidas na África e Ásia.  

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO