Cidade

Manifestantes se reúnem a favor da causa LGBT na Avenida Paulista

Pelo menos 150 pessoas seguiram para o centro. Ato relembra violência contra Luís Alberto Betonio, agredido em 2010 com lâmpadas fluorescentes

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

manifestação domingo
Bexigas brancas são usadas para simbolizar lâmpadas fluorescentes (Foto: Veja São Paulo)

Na tarde deste domingo (16),  por volta das 16h, um grupo com cerca de 150 pessoas se reuniu na Avenida Paulista para realizar uma passeata a favor dos direitos LGBT. A manifestação pretende seguir pela Rua Augusta e terminar com festa na Praça Dom José Gaspar, na República.

+ Jovem homossexual é morto próximo ao Parque do Ibirapuera

Batizado de Revolta da Lâmpada, o movimento relembra a agressão sofrida em 2010 pelo estudante Luís Alberto Betonio, na época, com 23 anos. Ele foi atacado com lâmpadas fluorescentes por quatro adolescentes. Bexigas brancas foram usadas para simbolizar o crime motivado por homofobia.

manifestação domingo LGBT 2
Manifestantes se reuniram na altura do número 777, local onde o estudante Luís Alberto Betonio foi agredido em novembro de 2010 (Foto: Veja São Paulo)

“Entre as nossas reinvindicações está a autorização da Justiça para usar nomes sociais, como no caso de travestis, o que dificilmente acontece, e a conscientização de que existe preconceito enraizado no Brasil”, diz um dos manifestantes que utilizou para se identificar o nome da ativista Janaína Dutra, travesti morta em 2004 e líder de movimentos gays no país. “Hoje, somos todos Janaína Dutra”.

+ Centro de acolhida para LGBT é inaugurado  

manifestação domingo lgbt
Manifestantes organizam passeata a favor dos direitos LGBT, na Avenida Paulista (Foto: Veja São Paulo)

O protesto ocorre no mesmo dia em que foi registrada a morte de Marcus Vinicius Macedo Souza, de 19 anos. Ele foi morto com um objeto cortante, na região do Parque do Ibirapuera. Amigos acreditam que o crime tenha sido motivado por homofobia, algo que a Polícia Civil ainda não confirma.

Fonte: VEJA SÃO PAULO