Trânsito

Comerciantes bloqueiam pista local da Marginal Pinheiros

Protesto pede que CET mude sentido da Rua Paes Leme

Por: Nataly Costa - Atualizado em

Protesto de comerciantes na Marginal Pinheiros
Manifestantes afirmam que mudança de sentido na via afetou faturamento de suas lojas (Foto: Nataly Costa)

Cerca de 80 comerciantes e trabalhadores da Rua Paes Leme bloqueiam neste momento a pista local da Marginal Pinheiros, sentido Castello Branco, na altura da Estação Pinheiros da CPTM. O trânsito flui normalmente pelas pistas expressa e central, mas está congestionado na local. Quatro viaturas e uma base móvel da Polícia Militar estão na via. 

Protesto de comerciantes na Marginal Pinheiros
(Foto: Nataly Costa)

Propositalmente, o bloqueio obriga os motoristas e entrarem à direita na Paes Leme. É o que os comerciantes querem: há um ano, parte da rua teve o sentido invertido pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), e agora a entrada pela Marginal é contramão. Segundo os manifestantes, o fato de os motoristas que vêm da Marginal agora terem de dar uma volta maior para chegar até a Paes Leme abalou as vendas. "Nosso faturamento caiu 40%", reclama Elisete de Paula Maretto, dona de uma loja de ferragens na rua. 

Protesto de comerciantes na Marginal Pinheiros
Apenas a pista local está congestionada (Foto: Nataly Costa)

Comerciante líder da manifestação, Elio Martim conta que os problemas começaram em 2007, depois do acidente na obra do Metrô Pinheiros. "Desde então, catorze lojas fecharam as portas, faliram mesmo. As obras nessa região não acabam nunca e só prejudicam o comércio", diz. 

Procurada, a CET ainda não se pronunciou. Segundo Elio, se a companhia não atender o pedido de mudar a mão da rua, eles vão protestar todos os dias às 15h. 

Fonte: VEJA SÃO PAULO