Roteiro

Onde ouvir contações de história

Uma lista de endereços para as crianças conhecerem fábulas e contos fantásticos

Por: Redação VEJINHA.COM - Atualizado em

Kiara Terra
Kiara Terra: história do livro "João e Bicho Papão" na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (Foto: Terra Britto)

Desde as crianças de 2 anos até as maiores de 8, a contação de história conquista diferentes faixas etárias com seus elementos interativos, música e animação. As apresentações são curtas, com duração entre 25 e 40 minutos.

Alguns endereços, como as unidades de Moema e Pinheiros da Livraria da Vila, têm uma agenda regular de contos. Neste fim de semana, por exemplo, a loja de Moema recebe o público para duas histórias: uma da Cecília Meireles, no sábado (3), e outra com a Cia. Trilha de Alegria, no domingo (4).

Anote os lugares abaixo e leve a garotada. Todas as atrações são gratuitas.

  • Livrarias

    Livraria Cultura - Shopping Villa-Lobos

    Avenida Das Nações Unidas, 4777, Jardim Universidade Pinheiros

    Tel: (11) 3024 3599

    Sem avaliação
  • SESC

    Sesc Consolação

    Rua Doutor Vila Nova, 245, Consolação

    Tel: (11) 3234 3000

    3 avaliações
  • Livrarias

    Livraria Cultura - Conjunto Nacional

    Avenida Paulista, 2073, Bela Vista

    Tel: (11) 3170 4033

    9 avaliações
  • Bibliotecas

    Biblioteca de São Paulo

    Avenida Cruzeiro Do Sul, 2630, Canindé

    Tel: (11) 2089 0800

    1 avaliação

    Basta atravessar a porta de entrada para mergulhar no mundo da literatura. O primeiro andar revela-se o mais bacana, por ser dedicado apenas a títulos infantis e juvenis. Crianças e adolescentes se esparramam pelos pufes e mesas coloridos. Basta fuçar pelas prateleiras para encontrar títulos de grandes autores, como Eva Furnari e Ilan Brenman, separados por faixa etária. Inaugurada em 2010, a biblioteca também dispõe de programação cultural. Para completar o passeio, vale dar uma volta pelo Parque da Juventude, que divide o terreno com a biblioteca.

    Saiba mais
  • Livrarias

    Livraria da Vila - Pinheiros

    Rua Fradique Coutinho, 915, Pinheiros

    Tel: (11) 3814 5811

    5 avaliações

    Reúne grande acervo de livros, CDs e DVDs e abriga uma unidade da cafeteria Santo Grão - ótima para fazer uma pausa com bebidas e comidinhas caprichadas. Todas as unidades da rede integram ainda o projeto Leitura Alimenta e aceitam doações de obras usadas, que são incluídas depois em cestas básicas destinados a famílias de todo o país. Além disso, aos fins de semana, sempre entre as 16h e as 17h, a livraria se torna uma verdadeira atração para pais e filhos com contações de histórias e outras atividades infantis.

    Saiba mais
  • Museus

    Catavento Cultural e Educacional

    Avenida Mercúrio, s/n, Brás

    Tel: (11) 3315 0051

    14 avaliações

    Entre os dezoito museus administrados pela Secretaria de Cultura do Estado, o Catavento Cultural e Educacional, no Brás, é o mais visitado da capital. As escolas costumam bater cartão no museu educativo Catavento, mas o passeio também fica legal em família. Primeiro ponto para aproveitar: acorde cedo no sábado, dia em que a entrada é grátis. Quem chega lá por volta das 11 horas consegue as senhas para as oficinas mais interessantes do dia. Entre as atividades mais procuradas estão a parede de escada de 7 metros de altura e o estúdio de TV. no espaço Vida, monitores simulam expedições de pesquisa no oceano e abordam a teoria da evolução, de Charles Darwin, de um jeito que entretém adultos e crianças.

    Saiba mais
  • Livrarias

    Livraria da Vila - Moema

    Avenida Moema, 493, Planalto Paulista

    Tel: (11) 5052 3540

    Sem avaliação

Fonte: VEJA SÃO PAULO