Televisão

Com Luciana Gimenez, Marcelo de Carvalho estreia como apresentador

Vice-presidente da Rede TV! foi escalado por si mesmo para apresentar o game show Mega Senha

Por: Giovana Romani - Atualizado em

Marcelo de Carvalho - RedeTV_2161
Carvalho no estúdio do 'Mega Senha': investimento de 2,3 milhões de reais (Foto: Mario Rodrigues)

Cenário pronto, luzes acesas, equipe a postos. Tudo e todos no estúdio de 500 metros quadrados, na sede da Rede TV!, em Osasco, estão tinindo à espera do empresário paulistano Marcelo de Carvalho, de 48 anos. Lá dentro, ele manda em dose dupla. Vice-presidente e sócio da emissora, Carvalho foi escalado por si mesmo para apresentar o game show Mega Senha, cuja estreia está prometida para o próximo dia 29, às 22h15. “Adorei o formato e resolvi encarar as câmeras”, diz. “Mas, se não ficar bom, eu me demito.” Versão brasileira do Million Dollar Password, exibido pela rede americana CBS, o programa tem como mote a adivinhação de palavras (a tal senha). O participante que se sair melhor no jogo poderá embolsar até 1 milhão de reais. Cópia quase idêntica do original, o cenário de ares high-tech custou o equivalente a 2,3 milhões de reais. “Vai ser um sucesso”, acredita ele, que dividirá o comando do programa com a mulher, Luciana Gimenez.

À frente do Superpop há nove anos (média de 5 pontos no Ibope) e casada com Carvalho há quatro, a vice-primeira- dama da emissora está adorando participar de um novo projeto. “Eu arrasei nos pilotos”, conta, sem modéstia. Também não faz a menor questão de esconder que preferiria ver o maridão bem longe dos holofotes. “Casei-me com um empresário e não com um artista.” Ele rebate: “Hoje, a linha que separa empresário de artista é muito tênue. O Steve Jobs, da Apple, por exemplo, está sempre na mídia”. Ao que parece, Carvalho vem conseguindo amansar a fera. De muito brava, Luciana passou a apenas brava. Admite que no palco — e fora dele — ambos têm “uma química bastante legal”. Para amenizar os 4 centímetros de altura que separam o casal — Luciana mede 1,81 metro e Marcelo, 1,77 —, a produção providenciou para ele um degrau de acrílico. “Mas eu uso salto, então dá na mesma”, diz ela.

Os dois dizem não discutir trabalho na hora do jantar. “Eu sou funcionário, ela é dançarina”, cantarola Carvalho, citando Chico Buarque, para explicar que mal se esbarram em casa. Ele garante não dormir mais do que cinco horas por noite. Acorda antes das 6 horas. Quando está com os três filhos do primeiro casamento, faz questão de levá-los de Alphaville, onde moram, até a escola, no Jardim Paulistano. Acompanha de perto o desempenho escolar de Manoela, de 11 anos, dos gêmeos Marco e Marcela, 9, e de Lucas, 11, filho de Luciana com o rolling stone Mick Jagger. Carvalho passa as manhãs no departamento comercial da Rede TV!, na Avenida Cidade Jardim, e as tardes na recém-inaugurada sede da emissora, em Osasco. Às vezes, faz o percurso de helicóptero para economizar tempo. Em seu escritório, de decoração sóbria, há livros de arte, retratos da família e sete aparelhos de televisão. De segunda a sexta, Carvalho costuma encontrar a mulher quase somente nos corredores da emissora. “Ela grava até 0h30 e só vai dormir por volta das 3 da manhã.”

Para curtirem a vida a dois, viajam. Roma e Nova York estão entre os destinos preferidos. Quando visita esses lugares, o empresário se hospeda nos mesmos hotéis, reserva os mesmos quartos e janta nos mesmos restaurantes. Por insistência da mulher, que desejava conhecer um país diferente, passaram uma semana no Egito neste mês. “Dei a mão à palmatória. Foi maravilhoso”, afirma. De lá, trouxe açafrão iraniano e curry para aprimorar suas receitas. Especialista em culinária mediterrânea, ele adora cozinhar. Luciana, sempre de olho na balança, quase não toca nas massas e risotos preparados pelo marido. “Ela prefere a sopa verde feita pela mulher do guru de ioga”, diverte-se, resignado. “Mas nossos filhos são pequenos gourmets.” Do penne all’arrabiata à nova programação da Rede TV!, Carvalho sabe mesmo vender seu peixe.

Nascido na Vila Mariana e criado nos Jardins, ele estudou no Colégio Pio XII, no Morumbi, e se formou em engenharia química pela Faap. Pretendia herdar a fábrica de vinagre do pai, “mas o negócio foi para o vinagre”. Então se tornou vendedor. Com uma mala de produtos na mão, visitou diversos países da América Central comercializando copos de vidro, panelas de pressão, calcinhas e papel higiênico. Isso até ser convidado para trabalhar na Rede Globo, na qual atuou no departamento de merchandising durante cinco anos. Por meio de amigos em comum, conheceu Amilcare Dallevo, de quem logo se tornou parceiro. Juntos, eles criaram uma empresa para desenvolver sistemas de telefonia em massa para canais de televisão. Em 1994, montaram uma produtora e, em 1999, compraram a extinta TV Manchete. Onze anos depois, os sócios ainda interferem na programação e cuidam de perto dos rumos da emissora. “O olho do dono engorda o boi”, afirma o vice-presidente. Diretores e funcionários da empresa concordam. E desdobram-se em elogios para o desempenho do chefe como apresentador. Alguém haveria de discordar?

"Se eles podem, eu também posso"É o que diz Marcelo de Carvalho sobre os empresários Roberto Justus e João Doria Jr., já veteranos na televisão.

Antonio CHahestian
Roberto Justus_2161
Publicitário Roberto Justus apareceu na TV em 2004 como a versão brasileira de Donald Trump (Foto: Antonio CHahestian)
Roberto Justus apareceu na TV em 2004 como a versão brasileira de Donald Trump

Dono do grupo Newcomm, o publicitário Roberto Justus apareceu na TV em 2004 como a versão brasileira de Donald Trump. Comandou seis temporadas de 'O Aprendiz', na Record, e assinou um contrato milionário com o SBT no ano passado. Na emissora de Silvio Santos, apresenta o game show 1 contra 100 e deve estrear outro programa em agosto. Também mostrou seu lado cantor ao lançar o álbum Só entre Nós, em 2008.

Marcos Rosa
João Dória_2161
Empresário João Doria Jr. está à frente do 'Show Business' (Foto: Marcos Rosa)
João Doria Jr. está à frente do 'Show Business'

Há dezoito anos, o empresário João Doria Jr., da Doria Associados, está à frente do 'Show Business', atualmente exibido nas noites de sábado pela Band. Empresários, políticos e belas modelos estão entre os convidados do programa de entrevistas. Ele acaba de assumir o posto deixado por Roberto Justus no Aprendiz Universitário, cuja estreia estava marcada para a última quinta (15).

Fonte: VEJA SÃO PAULO