CONSUMO

Dez lojas na Liberdade que te farão viajar ao outro lado do mundo

Símbolo da imigração japonesa na capital, o bairro reúne opções capazes de fazer qualquer um se sentir no oriente

Por: Alessandra Freitas

Rua Galvão Bueno
Liberdade: reduto oriental no centro de São Paulo (Foto: Leonam Bernardo)

Quem passa pelo bairro da Liberdade pode, muitas vezes, esquecer que está no centro da capital paulista. Desde a imigração japonesa a São Paulo, em 1908, as ruas da região passaram a ser palco da influência cultural oriental. É impossível transitar pelas vias do bairro sem notar esses traços: dos postes de estilo asiáticos aos restaurantes.

25 motivos para amar a Liberdade

O comércio do local também contribuiu, e muito, para manter esse aspecto predominante. É só entrar na Himeya, por exemplo, e conferir os utensílios de casa e objetos de decoração japoneses. Apesar de os preços não serem dos mais atraentes, dá para arrematar lindos conjuntos de hashi por 21 reais e um conjunto completo para chá por 95 reais.

Na rua Galvão Bueno, encontra-se uma gama de mercados capazes de fazer qualquer um se sentir no Oriente. No Empório Azuki, dá para comprar licor de Umê Fino por 35,90 reais e guloseimas japonesas, como balas, por 10,99 reais. Apesar de lojas como a Tenman-ya e a Himeya venderem o tradicional kimono, é bom preparar o bolso: é difícil gastar menos de 100 reais na tradicional roupa japonesa.

Confira abaixo os estabelecimentos capazes de te fazer viajar para o outro lado do mundo sem sair da capital:

Casa Bueno

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

Um dos mercados localizados na rua Galvão Bueno fica aglomerado de pessoas que vão em busca de produtos típicos asiáticos. É só entrar que dá para ver a diferença para os mercados comuns: embalagens com escritos orientais, comidas bem exóticas e uma variedade de produtos que faz qualquer um se sentir na China ou no Japão. Entretanto é bom ir com bastante paciência. Os corredores estreitos ficam apinhados de gente em busca das melhores ofertas. Rua Galvão Bueno, 48, Liberdade. Tel: (11) 3277-8901. Funcionamento: seg. a dom. das 8h às 18h45. 

Dez livrarias incríveis para conhecer em São Paulo

Empório Azuki

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

Um pouco mais arrumado que o vizinho Casa Bueno, o Empório Azuki tem a frente adornada de madeira. Aqui, o forte são doces e guloseimas. As paredes ficam lotadas de opções açucaradas direto do outro lado do mundo. Mas também é possível encontrar nas prateleiras salgadinhos e especiarias asiáticas. Apesar de cheio, o espaço um pouco mais amplo faz com que o local não pareça tão abarrotado de gente e fique um pouco mais fácil de se locomover. Rua Galvão Bueno, 16, Liberdade. Tel.: (11) 3271-3838. Funcionamento: seg. a dom. das 8h às 19h. 

Fancy Goods

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

Já de cara, é possível dizer que é uma das lojas mais adoráveis de todo o bairro. O estreito estabelecimento reúne peças de papelaria, decoração e utensílios úteis para uso pessoal. Os preços, um pouco salgados, compensam pela originalidade e pelas fofurinhas, típicas japonesas. Encontra-se ali cofres temáticos, porta alimentos decorados entre outros objetos que podem ajudar no dia a dia. Rua Galvão Bueno, 224, Liberdade. Tel.: 3277-7267. Funcionamento: seg. a sab., das 9 às 19h, e domingo, das 9h30 às 18h30) 

Dez motivos para visitar o Shopping Cidade São Paulo

Gigi

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

Vale a pena visitar a loja para encontrar itens de decoração no estilo oriental. Os típicos objetos brilhantes que simulam ouro e pedras preciosas são o carro-chefe do negócio, que investe principalmente em figuras sagradas, como Buda, dragões e elefantes. É bom preparar o bolso. Grande parte dos objetos decorativos não sai por menos de 50 reais. Rua Galvão Bueno, 152, Liberdade. Tel.: 3209-5183. Funcionamento: seg. a sex., das 9h às 17h30. Sáb., das 9h às 16h. Dom. fecha)

Himeya

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

Uma das maiores lojas da região, a Himeya vende produtos variados da cultura asiática. O foco são os objetos de decoração. Algumas peças não têm preços nada camaradas e chegam a custar até 700 reais. Outras, porém, marcam menos de 30 reais. De qualquer forma, vale visitar o endereço para conferir os belos adornos disponíveis para decorar interiores, que vão de luminárias em balões japoneses até quadros. Rua Galvão Bueno, 54, Liberdade. Tel.: 3341-4678. Funcionamento: seg. a dom., das 10h às 18h30. 

Loja Oscar

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

Um pouco desorganizada, a loja apresenta objetos enfileirados em prateleiras protegidas com tampas e paredes de vidro. Aqui, o negócio também segue a moda dos concorrentes e atrai a clientela por seus adornos orientais e artigos variados. O que mais chama a atenção são as varas de pescar orientais, que chegam a ter uma variação de preço superior a 600%. A mais barato sai por 198 e a mais cara, 1 509 entre um modelo e outro. O fator determinante é o material da vara. Outros queridinhos dos clientes são as pequenas estatuetas decorativas e os penduricalhos de interior. Rua Galvão Bueno, 138, Liberdade. Tel.: 3208-1591. Funcionamento: seg. a qui., das 9h às 18h. Sex., das 9h às 17h. Sáb., das 10h às 16h e dom., das 10h às 17h)

Dez motivos para visitar o SP Diversões

Meg Presentes

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

Neste endereço, a dica é entrar na onda da bagunça que parece fazer parte das peças mal organizadas dos dois números da loja. Divididos por um muro, os espaços se ocupam de vendas de objetos variados no estilo “de tudo um pouco”. De brinquedos a leques japoneses e objetos de decoração, é uma boa opção para comprar presentes e encontrar itens que podem fazer toda a diferença no dia a dia. Rua Galvão Bueno, 282/288, Liberdade. Tel.: 3207-6496. Funcionamento: Seg. a sáb., das 9h30 às 18h. Dom. e feriados, das 11h às 18h).

Pomona Shop

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

O estabelecimento aposta no comércio em que vende-se de tudo um pouco. Aqui, é difícil saber por onde começar a olhar, já que a variação de peças chega a fazer o cliente achar que mudou de loja. Em uma das pontas, os destaques são as enormes espadas samurai e os biombos de papel. Bem salgados no preço, os produtos são mais indicados a colecionadores. Do mesmo lado, são dispostos utensílios de cozinha orientais e chinelos de madeira. Na outra parte, o foco são as luminárias de balões e os barcos de sushi, comuns em restaurantes de rodízio japonês. Rua Galvão Bueno, 186, Liberdade. Tel.: 3275-4710 ou 3207-7268. Funcionamento: seg. a dom., das 9h às 18h30) 

Livraria Sol

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

Uma das lojas mais bacanas de toda a região, a Sol Livraria é um paraíso para amantes de livro. Quem arrisca a visita se vê em uma típica livraria japonesa, com revistas do outro lado do mundo, mangás em japonês e português, livros importados e periódicos de culinária. Não fosse pelo barulho exterior, seria fácil se perder nas estantes e imaginar que o lugar fica, de fato, no lado oposto do globo. Logo na entrada, alguns títulos de sucesso estampam as estantes. O único porém é o preço, que costuma pesar um pouco no bolso. Praça da Liberdade, 153, Liberdade. Tel.: 3207-6367. Funcionamento: seg. a sáb., das 9h às 18h. Dom. das 11h às 17h. 

Tenma-ya

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

Logo de cara, a música típica japonesa que toca na loja embala os clientes. Uma das maiores lojas da região, a Tenma-ya é especializada em artigos de decoração. Por ali, os que podem investem nas panelas caríssimas que ficam expostas pelos corredores. Itens mais em conta também são os responsáveis por atrair boa parte da clientela, que vai em busca de adorno como os lindos mini jardins japoneses e os conjuntos para chá. No endereço, dá até para arrematar um tradicional kimono, mas é bom ter em mente que o valor não agrada nem um pouco a carteira do consumidor. Rua dos Estudantes, 19, Liberdade. Tel.: 3209-9960/3277-3034. Funcionamento: seg. a sáb., das 9h às 19h. Dom. das 9h40 às 18h)

Fonte: VEJA SÃO PAULO