Consumo

Loja produz réplicas de personagens da cultura pop para decoração

Estabelecimento aposta em produtos mais caros para quem deseja decorar a casa com um estilo geek

Por: Silas Colombo - Atualizado em

Todo nerd que se preze ostenta uma ampla coleção de bonecos de personagens dos quadrinhos e dos filmes expostos por toda a casa, além de pôsteres, réplicas de espaçonaves e CDs com trilha sonora de desenhos e longas, entre outras quinquilharias. Alguns quartos se passam facilmente por uma loja de brinquedos. Os consumidores, porém, não são crianças. Com média de idade entre 25 e 40 anos, esses geeks não economizam na hora de comprar um produto do seu herói predileto. O mercado que se criou na capital para atender esse público conta atualmente com cerca de trinta estabelecimentos. Em sua maioria, são espaços acanhados, escondidos no meio de galerias comerciais e conhecidos apenas pelos fãs desse universo.

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

+ Dez festas de Haloween que vão agitar a cidade

O negócio entrou em um novo patamar de sofisticação com a chegada de um desses endereços à elegante Alameda Gabriel Monteiro da Silva, nos Jardins, tradicional ponto de concentração de boas lojas de móveis e decoração da metrópole. O local em questão, a Iron Studios Concept Store, expõe Homens de Ferro, Batmans e outras mercadorias em versões superdetalhadas, com feições assustadoramente semelhantes às dos personagens verdadeiros e alguns preços de fazer o cientista Bruce Banner ficar verde de raiva e se transformar no Hulk. O valor dos 400 itens à venda começa na faixa de 40 reais (chaveiros). Entre os mais caros, há um Batmóvel de quase 5 000 reais e um busto de 8 000 reais de Darth Vader, o lorde sombrio do filme Star Wars, em uma rara “aparição” sem o capacete.

Inaugurada há menos de um mês, a loja tem jeitão de galeria de arte e é o primeiro showroom da Iron Studios, empresa paulistana que desenha e produz figuras colecionáveis desde 2010. “Essas peças farão o papel de ornamentos de arquitetura, como um quadro ou uma escultura”, sonha Renan Pizii, sócio do estúdio. Ele é o único no Brasil licenciado para desenvolver miniaturas das linhas Marvel, Os Cavaleiros do Zodíaco, Os Simpsons e Ayrton Senna.

+ MIS bate recorde de público com Castelo Rá-Tim-Bum

Como todo bom produto nerd, os enfeites possuem uma pitada de tecnologia. Quem chega ao local dá de cara com um quadro com um Homem de Ferro de 15 centímetros dentro da moldura. De repente, como em um passe de mágica, duas imagens do herói pousam do lado da miniatura. Trata-se de hologramas que se projetam depois de acionados por um sensor de presença.Há por ali outras estátuas do personagem, com metade do tamanho real. Em posição de ataque e com as luzes dos olhos e do peito acesas, dão a impressão de que logo vão decolar dali. Uma delas tem até as escoriações de batalha. Apenas cinquenta peças desse tipo serão vendidas no Brasil, daí o preço salgado: 5 499 reais.

Em alguns bonecos da franquia Batman, é possível manipular a posição dos olhos e montar expressões idênticas às do ator Christian Bale, intérprete do homem mor cego nos últimos longas da série  no cinema. “Muitas peças são feitas no mesmo molde usado para o projeto original, por isso são exatamente iguais. Até nos defeitos”, explica o gerente Rafael Aiex. “É caro, mas não dá para sair daqui sem levar nada”, afirma o colecionador Tiago Almeida, de 32 anos.

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO