Negócios

Os quinze livros mais incríveis da Cosac Naify

Editora anunciou encerramento das atividades na segunda (30); catálogo está em promoção

Por: Nataly Costa - Atualizado em

Cosac Naify
Liev Tolstoi - Guerra e Paz (Foto: Reprodução)

O anúncio do fechamento da Cosac Naify, uma das mais prestigiadas editoras de livros do país, pegou muita gente de surpresa. Desde os funcionários - alguns ficaram sabendo da notícia pelos jornais - até os leitores, agora órfãos da edições bem acabadas e do rico catálogo construído pela empresa ao longo de dezenove anos.

Muito se fala do patamar de excelência alcançado com edições luxuosas de livros de arte, moda e design. Nos últimos anos, porém, a Cosac Naify também se destacou por trazer para o Brasil a obra de autores que eram já sucesso lá fora, mas menos conhecidos por aqui, como Valter Hugo Mãe, Enrique Vila-Matas e Alejandro Zambra. Também reeditou os livros do poeta mineiro Murilo Mendes e primava pelas traduções e revisões criteriosas.

A editora continua vendendo o estoque, que está com 20% de desconto no site da Cosac. Confira uma lista dos imperdíveis:

Cosac Naify
Alice no País das Maravilhas - edição de colecionador (Foto: Reprodução)

Com ilustrações dos artistas plásticos Luiz Zerbini e Rosângela Rennó, essa edição especial foi feita para brilhar na estante dos fãs do clássico de Lewis Carroll. A caixa - metalizada por dentro, como um espelho - vem com dois livros: Alice Através do Espelho e Alice no País das Maravilhas. A tradução é do historiador Nicolau Sevcenko. Preço: 132,90 reais.

Cosac Naify
Clarice - Benjamin Moser (Foto: Reprodução)

Na terceira edição, a biografia de Clarice Lispector é um dos best-sellers da Cosac Naify, com 30 000 exemplares vendidos. O profundo trabalho de pesquisa do americano Benjamin Moser reacendeu o interesse pela obra da escritora e traz aspectos inéditos da vida de Clarice, como a infância dura na Ucrânia e o cotidiano no Recife, onde morou parte da vida. Preço: 79,20 reais.

Cosac Naify
Bowie (Foto: Reprodução)

Mais um livro para colecionador, a obra traz fotos raras do arquivo pessoal do cantor David Bowie, originais das letras de músicas, croquis de roupas que seriam usadas em shows e minúcias da trabalho do artista inglês. Parte do material foi exposto no Museu da Imagem e do Som (MIS) no ano passado. Preço: 95,92 reais.

Cosac Naify
Anna Kariênina - Tolstói (Foto: Reprodução)

“Todas as famílias felizes se parecem, cada família infeliz é infeliz à sua maneira.” A clássica frase de Liev Tostói está em Anna Kariênina, que tem uma bela edição da Cosac Naify. Guerra e Paz, outro clássico do autor russo, também faz parte do catálogo da editora. Preço: 67,32 reais.

Cosac Naify
As aventuras do Capitão Cueca (Foto: Reprodução)

A coleção As Aventuras do Capitão Cueca é um dos sucessos do catálogo da Cosac - são mais de dez volumes, que podem ser comprados separadamente ou em caixas. As histórias em quadrinhos de Dav Pilkey já venderam mais de 50 milhões de livros no mundo. Preço: 23,92 reais.

Cosac Naify
Coleção Drummond (Foto: Reprodução)

Desde 2012, a obra de Carlos Drummond de Andrade é editada pela Companhia das Letras. A Cosac Naify tem, no entanto, raridades como Confissões de Minas (o primeiro livro em prosa do mineiro) e Os 25 Poemas da Triste Alegria, com versos escritos antes de o autor estrear oficialmente como poeta, na década de 30. Preço: 179 reais (o kit).

Cosac Naify
Herman Melville - Moby Dick (Foto: Reprodução)

O clássico de Herman Melville ganhou prêmio Jabuti de melhor capa e traz outros três textos que compõem a fortuna crítica da obra, ajudando na sua compreensão. Preço: 95,92 reais.

Cosac Naify
Crônicas - Manuel Bandeira (Foto: Reprodução)

A versão cronista do poeta pernambucano é menos conhecida, mas igualmente importante. Nos textos, Manuel Bandeira fala sobre os costumes do Brasil no início do século passado e discorre sobre música, arquitetura e artes plásticas - são imperdíveis seus comentários sobre o primeiro concurso de Miss Brasil e a chegada dos prédios arranha-céu no Rio de Janeiro, por exemplo. Preço: 67,32 reais.

Cosac Naify
William Faulkner - O Som e a Fúria (Foto: Reprodução)

Até na hora de fazer edições de bolso a editora caprichava. O clássico O Som e a Fúria, de William Faulkner, ganhou uma bem cuidada versão pocket, com uma tradução primorosa do poeta e professor carioca Paulo Henriques Britto. Preço: 27 reais.

Cosac Naify
Valter Hugo Mãe (Foto: Reprodução)

O angolano Valter Hugo Mãe é um grande sucesso em Portugal e seu trabalho foi trazido ao Brasil pelas mãos da Cosac. A Máquina de Fazer Espanhóis ganhou o Portugal Telecom (hoje Prêmio Oceanos) de melhor livro do ano em 2012. Preço: 31,20 reais.

Cosac Naify
Murilo Mendes - Poemas (Foto: Reprodução)

A obra do poeta mineiro, contemporâneo de Drummond, estava no limbo até ser resgatada pela Cosac Naify em 2014. Em menos de um ano, seis livros fora de catálogo (encontrados com muito custo em sebos) foram relançados. Preço: 26 reais.

victor
Os Miseráveis - Vitor Hugo (Foto: Reprodução)

Essa edição comemorativa de Os Miseráveis, de Victor Hugo, também vai agradar colecionadores. A editora também tem no catálogo Trabalhadores do Mar, do mesmo autor, com tradução de ninguém menos que Machado de Assis. Preço: 95,20 reais.

vilamatas
Enrique Vila-Matas (Foto: Reprodução)

Festejadíssimo na Espanha e na França, o autor, natural de Barcelona, começou a ser publicado no Brasil em 2004. Todos os livros saíram pela Cosac Naify. Preço: a partir de 39,20 reais.

virginia
Virginia Woolf (Foto: Reprodução)

Mais um clássico, o romance que narra o dia de festa de Clarissa Dalloway (Mrs Dalloway) também está disponível em e-book. O catálogo tem ainda Contos Completos, que traz uma reunião inédita de contos de Virginia Woolf. Preço: 39,92 reais.

zambra
Alejandro Zambra (Foto: Reprodução)

O chileno despontou no Brasil com Bonsai, em 2012, e é autor também dos ótimos A Vida Privada das Árvores e Formas de Voltar para Casa. Preço: 66 reais (kit com três livros).

Fonte: VEJA SÃO PAULO