Memória

Livro recupera curiosidades da medicina veterinária em São Paulo

Imagens e fatos inusitados da história da profissão são contemplados na obra de João Castanho Dias

Por: Maurício Xavier (com reportagem de Alessandra Freitas)

tourada memória
A arena, em foto de 1902: ela ficava na atual Praça da República (Foto: EDGARD EGYDIO)

Parece conversa para boi dormir, mas o centro já abrigou uma arena de touradas. Inaugurada em 1902, no Largo dos Curros, atual Praça da República, a cancha chegava a receber 2 000 pessoas por evento. A atração perdeu público no decorrer dos anos, sendo definitivamente encerrada na década de 20, após reclamações de vizinhos e a popularização de outras opções de lazer, como teatro e cinema.

+ Clube do Choro de São Paulo terá nova sede na Mooca

O caso é um dos retratados no recém-lançado livro Virtuosa Missão (Editora Barleus/Imprensa Oficial, 294 páginas, 50 reais), do jornalista João Castanho Dias, que narra curiosidades da medicina veterinária no Estado de São Paulo ao longo dos tempos.

carrocinha memória
O trabalho de uma carrocinha em 1989: os cães de rua eram recolhidos e, depois sacrificados (Foto: REPRODUÇÃO SERGIO AMARAL/INSTITUTO MOREIRA SALLES)

+ Museu Belas Artes tem exposição com obras de ex-alunos da universidade

Há também uma retrospectiva da trajetória das famigeradas “carrocinhas”, que provocavam pânico nas crianças. Desde o início do século XX, esses veículos oficiais eram encarregados de retirar cães das ruas. Entre 1914 e 1918, os fiscais da prefeitura teriam recolhido 31 000 cachorros, sacrificando 27 000 deles.

Fonte: VEJA SÃO PAULO