Memória Paulistana

Livro presta homenagem aos 120 anos de Mário de Andrade

Obra estuda a influência da cidade na produção do criador de grandes obras da literatura nacional

Por: Maurício Xavier

Mistérios_Cidade
O livro Arlequim da Paulicéia homenageia o escritor paulistano Mário de Andrade (Foto: Instituto Moreira Salles/Divulgação)

Há 120 anos nascia o escritor paulistano Mário de Andrade (1893-1945). Em sua homenagem, Aleilton Fonseca, que pesquisa a relação da obra do autor com a capital paulista, acaba de publicar O Arlequim da Pauliceia (Geração Editorial, 296 páginas, 29,90 reais), à venda desde o dia 20 de dezembro. A ideia de estudar a influência da cidade na produção do criador de Macunaíma surgiu em 1993, durante seu curso de doutorado em letras na USP, mas só se tornou livro quase vinte anos depois.

+ Adriana Gomes não desfilará no Carnaval 2013

+ Barcos e navios afundados na costa paulista atraem turistas

O lançamento reúne poemas do modernista divididos em temas, relacionados a imagens de São Paulo na primeira metade do século XX. “Passei duas décadas pesquisando fotos que representassem bem as poesias”, conta Fonseca. Um dos exemplos é o registro do Edifício Martinelli, em referência aos versos de Dor:

“E agora apontai-me, janelas do Martinelli, Calçadas, ruas, ruas ladeiras rodantes, viadutos,Onde estão os judeus de consciência lívida?Os tortuosos japoneses que flertam São Paulo?”

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO