Literatura

Livro oficial do São Paulo FC é lançado na segunda

Obra é resultado do trabalho de Orlando Duarte e Mário Vilela

Por: Daniel Ottaiano - Atualizado em

São Paulo FC
Jogadores comemoram Mundial Interclubes, de 1992: uma das conquistas no livro (Foto: Ricardo Correa)

Orlando Duarte torce para a Portuguesa, mas também para o Vasco, para o Coritiba, para o Internacional... O escritor de 79 anos é “um cara do esporte”, como ele mesmo se define. Foi motivado por essa paixão que escreveu “Lusa – Uma História de Amor”, “Corinthians – O Time da Fiel” e “Palmeiras – O Alviverde Imponente”. Nesta segunda (25), quando lançar “São Paulo FC – O Supercampeão”, encerrará o ciclo das histórias dos grandes clubes de futebol da capital.

+ Quiz: 20 perguntas sobre o São Paulo Futebol Clube

Ao lado de Mário Vilela, ele reuniu histórias que vão desde o surgimento do clube até os títulos mais recentes, como o Mundial de Clubes de 2005 e os Campeonatos Brasileiros de 2006 a 2008. “O Mário, que é são-paulino, é quase um arqueólogo”, diz Orlando ao explicar o detalhado trabalho, que inclui a origem do uniforme (baseado nas cores da Universidade Harvard, nos Estados Unidos).

Na obra, há também uma polêmica: em que data se comemora a fundação do tricolor paulista? “O São Paulo surgiu em 1930, parou em 1934 e voltou em 1935”, se esquiva Duarte. A verdade é que o São Paulo Futebol Clube que conhecemos hoje foi fundado em 1935, criado a partir do extinto São Paulo da Floresta (esse sim, de 1930).

Às 19h de segunda, a Livraria Cultural do Conjunto Nacional recebe Orlando e Mário para o lançamento do livro, que tem tiragem de 7.000 exemplares. Um segundo evento será realizado na quinta (28), no Estádio do Morumbi, às 19h30.

Fonte: VEJA SÃO PAULO