Memória

Curiosidades sobre participação da seleção na Copa do Mundo

O livro Paixão: o Brasil de Todos os Mundiais, do jornalista Orlando Duarte, foi lançado no último dia 12 em um evento no Museu do Futebol

Por: Mauricio Xavier

Memória - Livro Copa do Mundo 2
Pacaembu, em 1950: empate do Brasil com a Suíça em 2 a 2 (Foto: Gazeta Esportiva)

Lançado no último dia 12 em um evento no Museu do Futebol, o livro Paixão: o Brasil de Todos os Mundiais (aBook, 281 páginas, 80 reais), do jornalista Orlando Duarte, reúne histórias e estatísticas sobre a participação da seleção desde a estreia da competição, em 1930, no Uruguai. O autor cobriu catorze das dezenove edições do torneio e presenciou o histórico empate de 2 a 2 do Brasil com a Suíça no estádio do Pacaembu, pela primeira fase da Copa de 1950, realizada no Brasil.

Memória - livro Copa do Mundo
A chegada da delegação após o título de 1958: carreata na Avenida São João (Foto: Correio da Manhã/Acervo Arquivo Nacional)

Trata-se da única partida disputada pela seleção em São Paulo válida por um Mundial. “Foi um momento marcante na minha vida e quero repetir essa sensação no ano que vem”, diz Duarte, com 81 anos e uma carreira de seis décadas. Além dos relatos e das fichas de jogos memoráveis, a publicação traz imagens da recepção aos jogadores após as campanhas em outros países.

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO