Crianças

Livrarias ampliam espaços destinados às crianças

Para conquistar leitores mirins, lojas investem em ambientes aonchegantes

Por: Juliana de Faria - Atualizado em

Almofadas, bancos e prateleiras baixas para que todos fiquem à vontade por horas. Tem ainda mesinhas para desenhar, carpetes fofos, brinquedos e livros espalhados. As grandes livrarias estão investindo cada vez mais em ambientes aconchegantes e divertidos para o público infantil. Hoje, as seções reservadas aos pequenos parecem parquinhos temáticos. E o que elas mais gostam: ali raramente vão ouvir um "não". Vale mexer em tudo.

"É difícil encontrar na cidade um lugar gostoso e tranqüilo para as crianças", diz a dona-de-casa Constança Soares de Melo, que na última terça-feira passou uma tarde na Fnac da Paulista com a neta Isabela, de 1 ano. Com livros que reproduzem sons de animais em mãos, elas fizeram a festa. "Aproveitei a ocasião e comprei cadernos de colorir para meus outros netos." Após uma reforma, a livraria transferiu o setor especial dos pequenos, antes num cantinho escondido do 2º andar, para uma área mais central. A seção também cresceu, de 50 para 65 metros quadrados. "Percebemos a necessidade de criar um espaço mais nobre para as crianças", conta o diretor da livraria, André de Araújo Jorge, que promete ampliar o local novamente no começo do ano que vem. Bom para ambas as partes, pois as vendas também aumentam. "Reinauguramos há um mês, e a participação dos livros infantis no faturamento passou de 7% para 10%", diz Jorge.

Seguem a mesma linha as novíssimas Livraria da Vila, aberta em março na Alameda Lorena, e a Cultura, que desde maio ocupa o lugar do antigo Cine Astor no Conjunto Nacional. Os arquitetos responsáveis pelos projetos não pouparam espaço às áreas destinadas ao público infantil. Na Livraria da Vila, um andar inteiro foi reservado para os baixinhos, que podem devorar histórias deitados em pufes. Um dragão com 2,5 metros de altura e 15 de comprimento recheado de almofadas recebe pais e filhos na Cultura.

Atividades promovidas nos fins de semana – narração de histórias, oficinas de leitura, teatro, apresentações musicais e jogos culturais – colaboram para fisgar a criançada. Com a chegada das férias de julho, a programação ficará ainda mais intensa, cheia de opções de lazer de segunda a domingo para divertir a turminha que não for viajar. "Esses projetos ajudam a desenvolver o gosto pela leitura", diz o proprietário da Livraria da Vila, Samuel Seibel, que já conseguiu reunir até cinqüenta crianças em um único evento.

Livraria da Vila. Alameda Lorena, 1731, Jardim Paulista, 3062-1063. 10h/23h (seg. a qui.); 10h/0h (sex. e sáb.); 11h/20h (dom.);

Livraria Cultura. Conjunto Nacional. Avenida Paulista, 2073, Cerqueira César, 3170-4033. 9h/22h (seg. a sáb.); 12h/20h (dom.);

Fnac Paulista. Avenida Paulista, 901, Bela Vista, 2123-2000. 10h/22h (seg. a dom.).

FNAC

Oficina infantil Faber Castell

14/07 (sábado), 15h

Lançamento mundial do sexto livro da coleção Harry Potter, com encontro de fãs, brincadeiras, e brindes

20/07 (sexta), 19h

Oficina de Scrapbook

28/07 (sábado), 15h

Canto do Conto

07, 14, 21 e 28/07 (sábados), 17h30

Veja mais em: http://www.fnac.com.br

LIVRARIA CULTURA

Mágico Macri

05/07 (quinta), 16h

Hora da história com a Companhia das Letrinhas

08/07 (domingo), 15h

Nessas férias você tem um mistério a desvendar!

12 e 26/07 (quintas), 16h

Ateliê de artes - Ilustrando o meu livro

17/07 (terça), 16h

Contação de histórias - Editora Record

24/07 (terça), 16h

Veja mais em: http://www.livrariacultura.com.br

LIVRARIA DA VILA

Yoga para crianças

02/07 (segunda), 15h na unidade da rua Fradique Coutinho

30/07 (segunda), 16h na unidade da rua Lorena

Escultura de bexigas e desenhos para colorir: Ursinho Pooh e Baby Einstein

13/07 (sexta), 15h na unidade da rua Fradique Coutinho

Bate-papo com Bárbara Soalheiro, autora de Como fazíamos sem...

14/07 (sábado), 16h na unidade da rua Lorena

Gincana com super quiz: Almanaque de Harry Potter, com a autora Ana Paula Corradini

22/07 (domingo), 15h na unidade da rua Fradique Coutinho

Teatro: Capitão Cueca

28/07 (sábado), 15h na unidade da rua Fradique Coutinho

Veja mais em: http://www.livrariadavila.com.br

Fonte: VEJA SÃO PAULO