Transporte

Linha Verde do Metrô tem novo sistema de controle em fase de teste

O Sistema de Sinalização e Controle de Trens (CBTC) será testado aos domingos, em toda a extensão da linha, para reduzir o intervalo de chegada e saída dos trens

Por: Redação VEJINHA.COM - Atualizado em

Metrô Vila Prudente 2180
Embarque na estação Vila Prudente: intervalo de chegada e partida dos trens será reduzido (Foto: Fernando Moraes)

A partir do próximo domingo (25), a Linha 2 - Verde do Metrô receberá, em toda a sua extensão, um novo Sistema de Sinalização e Controle de Trens (CBTC). Entre outras coisas, essa tecnologia permite que o intervalo entre chegada e partida dos trens na estação seja reduzido, ampliando a capacidade de transporte em cerca de 20%.

Inicialmente, o sistema funcionará apenas aos domingos, mas de acordo com o seu desempenho, será implantado também nos sábados e, posteriormente, em todos os dias da semana.

O CBTC já funciona nas estações Vila Prudente e Sacomã desde sua inauguração, em 2010. A partir deste final de semana, será estendido para toda a Linha 2 – Verde, que vai da Vila Prudente à Vila Madalena. Com base nos testes feitos na Linha 2 - Verde, as linhas 1 - Azul e 3 - Vermelha também receberão o benefício. 

- Linha Verde

A Linha 2 - Verde do Metrô tem quatorze estações que vão da Vila Prudente à Vila Madalena e uma demanda diária de 65 900 embarques. Seu horário de funcionamento é de domingo a sexta, das 4h40 às 00h07, e sábado, das 4h40 à 1h.

Fonte: VEJA SÃO PAULO