Continua após publicidade

Justiça derruba decisão que impedia posse de Lula

Ex-presidente foi escolhido por Dilma para chefia o Ministério da Casa Civil

Por Estadão Conteúdo
Atualizado em 5 dez 2016, 11h34 - Publicado em 18 mar 2016, 17h06

O Tribunal Regional Federal da 2ª região derrubou nesta sexta-feira (18) a segunda liminar que impedia a posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Casa Civil. Na prática, Lula volta a ser ministro.

+ Promotores que querem Lula na cadeia recorrem contra decisão de juíza

Para o vice-presidente do tribunal, Reis Friede, essa decisão não cabe a um juiz de primeira instância “uma vez que este impugna ato privativo de Presidente da República, o qual deve ser apreciado pelo Supremo Tribunal Federal”.

Para Friede, a decisão tomada pela juíza Regina Coeli, da 6ª Vara da Justiça Federal no Rio de Janeiro, poderia trazer prejuízo para a ordem pública e até para a economia do País, “tendo em vista o risco de agravamento da crise político-social que a nação atravessa”.

+ Grupo anti-Dilma hostiliza líder de movimento anti-Dilma

Continua após a publicidade

Na quinta, o TRF da 1ª região já havia derrubado uma liminar que tinha o mesmo objetivo. Segundo a Advocacia-Geral da União, já são mais de 50 ações na primeira instância que questionam a permanência de Lula no ministério.

+ Polícia usa jatos de água e bombas para dispersar ato pró-impeachment

Diante do grande número de processos, a AGU pediu para que o Supremo suspendesse essas ações que tramitam na primeira instância até que a Corte desse a palavra final sobre o caso. Relator do caso, o ministro Teori Zavascki ainda não se pronunciou sobre o caso.

A primeira liminar impedindo a posse de Lula foi deferida na quinta-feira (17) e entrou em vigor no momento em que acontecia a cerimônia de posse do ex-presidente no Palácio do Planalto. Naquela mesma noite, o desembagardor Cândido Ribeiro derrubou a decisão.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.