Sociedade

Leilões de gado atraem famosos e endinheirados

Eventos em que o mililitro de um sêmen bovino é vendido a 6 000 reais são a moda social da vez

Por: Alvaro Leme e Sandra Soares - Atualizado em

Com um basiquinho preto Dolce&Gabbana, Narcisa Tamborindeguy prepara-se para uma foto. "Vou ficar entre eles, tá?", avisa aos jornalistas. Poderia tratar-se de mais um dos incontáveis cliques já feitos da socialite carioca, não estivesse ela dentro de um curral forrado por uma camada de serragem que camuflava suas sandálias Prada. Ah, sim! E se suas companhias nas caras e bocas não fossem os novilhos First Class, Saradi, Fidalga, Fera, Freedom e Godiva. Bovinos de primeira grandeza, ressalte-se, que estão para o mundo da agropecuária assim como Gisele Bündchen está para as passarelas. São eles as celebridades da mais nova variedade de evento social, que na última quarta-feira reuniu 1 200 endinheirados no Terraço Daslu, a cobertura da megabutique de luxo: os leilões de gado cinco-estrelas.

Além dos astros do mundo animal, esse "primo rico" dos leilões convencionais reúne socialites, artistas e empresários pesos-pesados. Esse mix de gente – a lista de convidados, montada por duas promoters, tinha desde a apresentadora Adriana Colin, ajudante do Domingão do Faustão, até o casal multimilionário Doda Miranda e Athina Onassis – atrai a curiosidade da imprensa. Na quarta, havia uma equipe de quinze profissionais do Canal Rural e uma dezena de repórteres e fotógrafos de revistas de celebridades. A visibilidade gerada pela cobertura se converte em novos negócios. "Fizemos um leilão em Araras, no início do ano, no qual faturamos 5,2 milhões de reais", conta o empresário Ivan Zurita. "A mídia espontânea e os clientes que surgiram depois renderam quase o mesmo valor."

Zurita é o papa desse formato de leilão. Executivo poderoso e bem-relacionado – ele é presidente da Nestlé do Brasil –, criou em 2001 a Agrozurita, empresa de agropecuária hoje tocada quase que totalmente por sua única filha, Daniela. Graças aos pregões, deve faturar 30 milhões de reais neste ano. Só no Prenhezes 2006, nome do leilão de embriões e sêmen da última quarta, faturou 3,8 milhões. Aumentar o número de interessados em comprar e vender gado é a razão de ser desses eventos. Ou seja, gente que tem dinheiro suficiente para adquirir uma vaca a peso de ouro mas não quer ou não pode tê-la por perto. E não se incomoda em pagar uma mensalidade de pelo menos 400 reais para deixar o animal aos cuidados da Agrozurita. A fazenda da empresa, em Araras, tem segurança de quartel e conforto de hotel bacana. O controle da entrada e da saída de pessoas e veículos é rígido – carros, por exemplo, passam por uma lavagem para eliminar germes. E ai de quem tenta rodar nos 150 alqueires dedicados somente ao pasto dos bichinhos.

O representante-mor dos pecuaristas urbanos é o cantor Roberto Carlos. Em parceria com o empresário Dody Sirena, arrematou por 768 000 reais, em 2005, o touro King of Africa. Os dois foram até Araras só para assistir a um evento único proporcionado pela mãe natureza: o dia em que King perdeu a virgindade. "Foi um show de desempenho e potência", afirma Sirena. "Nosso boi chega e as vacas fazem um coral de mugidos." Na Daslu, um dos embriões desse don-juan bovino foi comprado por Hebe Camargo, por 100.000 reais. "Não achei uma fortuna, não", disse ela, exibindo um ofuscante e inédito ("É uma nova aquisição") anel de topázio e brilhantes em forma de colméia. Perto do valor alcançado pelo sêmen do mesmo animal, não foi mesmo. Cada uma das trinta doses, que contém em média 0,5 mililitro, saiu por 3.000 reais. E isso porque ele produz de 15.000 a 20.000 doses por ano!

Hebe, aliás, foi das poucas celebridades presentes a colocar a mão no bolso. Faustão, por exemplo, chegou ao evento com a mulher, Luciana, deu uma volta no salão e partiu antes de o leiloeiro entrar em ação. O mesmo fizeram o jogador de pólo Rico Mansur e sua namorada, a modelo Letícia Birkheuer. "O Zurita é um homem influente, do tipo com quem todo mundo quer ter um bom relacionamento", explica Aluisio Ribeiro de Lima, empresário de Mansur. Talvez tenha sido esse o motivo da presença do ex-jogador de vôlei André Ferreira, o Pampa, ao lado da filha, Rafaella. Perguntado sobre o nome da raça que ia ao martelo naquele dia, ele viu-se obrigado a chutar: "É angus, não?". Não era. Tratava-se do simental sul-africano. Também a amizade motivou Narcisa a ir à Daslu dar um "hello" para os novilhos. E, claro, um pouco do insaciável desejo de brilhar. "Já fui casada com um criador de gado, mas naquela época os eventos não eram badalados assim."

Doda Miranda e Athina Onassis: o cavaleiro fez amizade com Zurita porque seu irmão namora a filha do empresário. Acabou investindo em gado e, na última quarta, vendeu um embrião por 140 000 reais

Dody Sirena, sócio do cantor Roberto Carlos: "Nosso boi provoca um coral de mugidos nas vacas"

O casal Ivan e Beatrice Zurita recebe Faustão e a mulher, Luciana: o apresentador posou para fotos e conversou com alguns convidados. Foi embora antes mesmo de o primeiro lote ser levado ao martelo

A empresária Lucilia Diniz comprou 50% de um embrião por 50 000 reais: "Esses eventos são divertidos. Dá para investir e encontrar os amigos"

Fonte: VEJA SÃO PAULO