Cidade

Largo da Batata ganha faixa de pedestres colorida

Coletivo A Batata Precisa de Você organizou um mutirão de limpeza e conservação na sexta (17)

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

O coletivo A Batata Precisa de Você organizou na sexta (17) um mutirão para limpar e cuidar da manutenção do Largo da Batata, como vem fazendo desde o ano passado. Dessa vez, uma das ações foi pintar uma faixa de pedestres com tinta colorida.

A inspiração é no grupo Liga Peatonal, que luta pelos direitos dos pedestres no México. Recentemente, eles fizeram diversas intervenções artísticas em faixas das ruas da cidade de Puebla (veja fotos na galeria acima). 

+ Os problemas da reurbanização do Largo da Batata

A pintura do asfalto não é a primeira iniciativa do coletivo, que promove eventos no Largo da Batata quase semanalmente - até um casamento já foi celebrado por lá. Os bancos de madeira no centro da praça foram produzidos por eles; as redes e instalações temporárias também são invenções dos voluntários, além de incrementos na iluminação (com lâmpadas coloridas), mesas de ping pong, oficinas de pintura e festas independentes. 

+ Largo da batata ganha móvel assinado por ecodesigner

A reforma do local pela prefeitura custou 150 milhões de reais e levou uma década para ficar pronta. Foi bastante criticada por usar muito concreto e ter pouco verde, assim como a Praça Roosevelt, no centro da cidade. Hoje, o Largo da Batata é palco para a concentração ou dispersão de várias manifestações na capital.

Fonte: VEJA SÃO PAULO