Gente

Justiça multa Google por fotos de Cristiano Araújo

Imagens vazaram durante a preparação do corpo do cantor para o velório; juíza fala em "má-fé" da multinacional

Por: Estadão Conteúdo

Cristiano Araújo
Cristiano Araújo e a namorada Allana Moraes morreram em um acidente no dia 24 de junho (Foto: Reprodução Instagram)

A juíza Denise Gondim de Mendonça, da 5º Vara Cível do Tribunal de Justiça de Goiás, negou um recurso apresentado pela multinacional Google na ação que determina que a empresa retire imediatamente as imagens do corpo do cantor sertanejo Cristiano Araújo que vazaram durante a preparação para o velório. Na decisão, a magistrada fala ainda em "má-fé" da multinacional.

Ela se referiu ao fato de algumas imagens continuarem sendo exibidas pelo site de buscas mais de dez dias após determinação judicial. Por este motivo, além de negar o recurso ao julgar os embargos de declaração apresentados pela empresa, a magistrada multou o Google em 50 000 reais.

+ Pai de Cristiano Araújo afirma que sonhou com o filho machucado

O vídeo que foi parar na internet pelas redes sociais possui imagens da preparação do corpo. Os responsáveis pela divulgação das imagens já estão respondendo criminalmente.

Nos embargos, o Google pedia esclarecimentos sobre uma decisão judicial, do dia 25, um dia após a morte do cantor em grave acidente de carro que também vitimou a namorada dele, Allana Moraes, de 19.

+ “Tenho que fingir que estou dando conta”, diz pai de Cristiano Araújo

Em nota, a assessoria de Imprensa do Google informou que a empresa vai recorrer da decisão e salientou que não teria como remover os conteúdos sem que os endereços fossem citados pela magistrada.

+ Motorista de Cristiano Araújo estava acima da velocidade permitida

"Nos termos do Marco Civil da Internet, é necessário que qualquer ordem judicial para remoção de conteúdo especifique as URLs dos conteúdos a serem removidos", cita a nota. Ainda segundo a assessoria, o Google já removeu diversos vídeos do caso em questão que foram indicados por usuários como violações dos termos de uso e das políticas do YouTube.

+ Confira as principais notícias da cidade

O sertanejo e a namorada morreram quando voltavam de um show em Itumbiara, no sul de Goiás. O empresário Victor Leonardo e o motorista do cantor, Ronaldo Miranda, ficaram feridos no acidente. O carro em que eles viajavam capotou várias vezes. Cristiano Araújo morreu quando era transferido para um hospital. O caso provocou grande comoção e o vazamento das imagens gerou revolta nas redes sociais.

 

Fonte: Estadão Conteúdo