Gente

J.R. Duran lança o quinto número da 'Rev. Nacional'

Publicação traz ensaios com MC Guimê, Criolo e textos de Laura Liuzzi, Pedro Corrêa do Lago e Fernando Paiva

Por: Veja São Paulo

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

J.R. Duran costuma brincar que a Rev. Nacional poderia se chamar "Revista Eu". Isso porque no periódico lançado em 2010, ele atua como fotógrafo, entrevistador, editor e editor de arte.

Duran criou a Rev. Nacional com a pretensão de publicar um número por ano até chegar à décima edição. A número cinco, que passará a circular na próxima semana, foi lançada na noite de terça-feira (25) e estampa o funkeiro paulistano Mc Guimê na capa.

Dentro, a abundância de fotos enche os olhos dos leitores. Além de um ensaio com o cantor Criolo, há retratos de jornalistas, como Alberto Dines (Cultura), Suzana Singer (Folha de S.Paulo), Elio Gaspari (Folha e O Globo), Augusto Nunes (VEJA), Reinaldo Azevedo (VEJA e Folha), Ricardo Setti (VEJA), Otavio Frias Filho (Folha) e Mario Sergio Conti (Folha, O Globo e GloboNews). Também há textos de Fernando Paiva, Pedro Corrêa do Lago e da poetiza Laura Liuzzi. “A revista é uma radiografia de como enxergo o Brasil”, afirma ele.

Mc Guimê - Rev. Nacional
Capa do quinto número da Rev. Nacional (Foto: Divulgação)

Embora seja vista como revista, Duran conta que a publicação assemelha-se mais a um livro. “A composição feita praticamente com uma página de foto e uma página de texto. Não há chamadas nas matérias. Não tem preocupação com o padrão jornalístico comum às revistas”, explica.

A Rev. Nacional foge dos padrões também quando se trata de suas dimensões: 30 x 40 centímetros e 1,5 quilo de peso. Com 144 páginas, são impressos apenas 2 000 exemplares de cada número, rodados na gráfica de Leandro Burti, amigo de Duran. “Como não há publicidade, o Leandro é o grande mecenas da revista”, diz Duran.

Os exemplares estarão disponíveis para a compra a partir da próxima segunda-feira (1º/12) na Oma Tees por 350 reais.

Fonte: VEJA SÃO PAULO