CINEMA

John Cassavetes ganha mostra no Sesc Santana

Pai do cinema norte-americano alternativo terá três sessões gratuitas em fevereiro

Por: Redação VEJINHA.COM - Atualizado em

Uma Mulher Sob Influência
Cena de "Uma Mulher Sob Influência": um clássico de John Cassavetes na Cinemateca (Foto: Reprodução)

Considerado um dos precursores do cinema independente norte-americano, John Cassavetes (1929-1989) ganha mostra no Sesc Santana a partir de 7 de fevereiro.

O cineasta começou sua carreira no final da década de 50, com o filme “Sombras”, que ganhou o Prêmio da Crítica no Festival de Veneza. Foi na década de 70, no entanto que ele despontou como um grande diretor. São dessa época os três filmes que compõem a programação.

+ Os melhores filmes em cartaz; salas e horários

+ Confira os indicados ao Oscar 2012

O perturbador “Uma Mulher Sob Influência” (1974) – pelo qual Cassavetes foi indicado ao Oscar de melhor diretor – abre a mostra, no dia 7. “A Morte de um Bookmaker Chinês “ (1976) será exibido no dia 14. Por fim, “Noite de Estreia” (1977) é apresentado ao público no dia 28. Todas as projeções acontecem no teatro do Sesc Santana, sempre às 20h00, e os ingressos são gratuitos.

Cassavetes também construiu uma carreira como ator, pela qual ficou mais conhecido: em 1968, atuou ao lado de Mia Farrow em “O Bebê de Rosemary”, de Roman Polanski. Por este papel, inclusive, ele foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.

Fonte: VEJA SÃO PAULO