Cinema

'João e Maria' e outras adaptações dark dos contos de fada

A Garota da Capa Vermelha, Alice no País das Maravilhas e outras releituras engordam a lista

Por: Bruno Machado - Atualizado em

João e Maria
'João e Maria — Caçadores de Bruxas': das fábulas infantis para as telas do cinema (Foto: Divulgação)

A adaptação cinematográfica do conto João e Maria é um sucesso de bilheteria nos cinemas. Contudo, o espectador deve esquecer a trilha de migalhas de pão ou a casa de doces  do conto original. Voltada aos adolescentes, João e Maria — Caçadores de Bruxas transforma a fábula infantil num filme de ação com toques de humor. Depois de derrotar a feiticeira que os aprisionou quando crianças, os irmãos agora cresceram e viraram especialistas em caçar bruxas. Munidos de metralhadoras e outros apetrechos, eles são contratados pelo prefeito de um vilarejo para resgatar crianças.

Mas essa não é a única adaptação de fábulas infantis que ganhou uma roupagem dark. Confira abaixo.

Floresta Negra (1997)

Pouca gente conhece essa adaptação de Branca de Neve e os Sete Anões, do diretor Michael Cohn que dirigiu outros dois filmes e depois retirou-se do cinema. Sigourney Weaver, irreconhecível pela maquiagem, interpreta a madrasta de uma jovem garota cujo pai (Sam Neill) resolveu se casar de novo. Desnecessário contar o resto da história deste longa que transformou a história dos irmãos Grimm num verdadeiro conto de terror.

Floresta Negra
Signourney Weaver irreconhecível em 'Floresta Negra': filme de terror (Foto: Divulgação)

Alice no País das Maravilhas (2010)

A versão de Tim Burton para a obra de Lewis Carroll não foi unânime entre a crítica, mas ganhou dois prêmios Oscar – direção de arte e efeitos visuais. Neste filme, a estética gótica, tão característica do realizador, mescla-se com cenários multicoloridos e personagens ora cômicos, ora perturbadores.

Alice no País das Maravilhas - Tim Burton
'Alice no País das Maravilhas' de Tim Burton: versão dark do conto de Lewis Carroll (Foto: Divulgação)

A Garota da Capa Vermelha (2011)

Nessa adaptação moderna de Chapeuzinho Vermelho, Amanda Seyfried interpreta a heroína apaixonada pelo lenhador da vila medieval onde vive. Seus pais, porém, querem que ela se case com um nobre endinheirado. O casal resolve fugir, mas seus planos são frustrados por um lobisomem que aterroriza a região.

A Fera (2011)

Embora seja uma versão adolescente do conto A Bela e a Fera, o filme tem alguns elementos insólitos. Rico e bonito, o jovem Kyle (Alex Pettyfer) é amaldiçoado por uma garota que foi humilhada por ele.Com o rosto desfigurado, o estudante se isola em um apartamento comprado pelo pai. Desiludido com a vida, Kyle se enche de esperança ao conhecer Lindy (Vanessa Hudgens), cujo amor pode quebrar o seu feitiço.

Espelho, Espelho Meu (2012)

Julia Roberts estrela essa versão do indiano Tarsem Singh para Branca de Neve e os Sete Anões. Ao completar 18 anos, a heroína interpretada por Lily Collins decide deixar o castelo onde é mantida prisioneira e salvar seu reino das mãos da rainha má, que mantém o povo miserável e faminto. Ponto fraco do filme, os figurinos foram indicados a um Oscar. Vai entender...

Espelho, Espelho Meu
Julia Roberts e Lily Collins em 'Espelho, Espelho Meu': figurinos indicados ao Oscar (Foto: Divulgação)

Branca de Neve e Caçador (2012)

Kristen Stewart (da Saga Crepúsculo) e Chris Hemsworth (Thor) se unem aqui como Branca de Neve e o Caçador contra as forças da rainha Ravenna, que pretende destruir a heroína. De gosto duvidoso, o longa de ação foi indicado a dois Oscars: figurino e efeitos visuais.

VEM POR AÍ

Jack – Caçador de Gigantes

Estreia prevista: março de 2013

Bryan Singer, da série X-Men assina essa adaptação de João e o Pé de Feijão em que a paz entre homens e gigantes é quebrada quando um dos grandalhões rapta uma princesa. Jack (Nicholas Hoult), se reúne então ao rei (Ian McShane) e planeja o resgate.

A Pequena Sereia

Estreia prevista: 2014

O projeto ainda está em fase de desenvolvimento, mas já se sabe que Tobey Maguire tem interesse em produzir uma versão mais fiel ao conto original, de Hans Christian Andersen. Ainda não há detalhes sobre quem iria dirigir ou protagonizar o filme. Para quem preferir o clássico da Disney, uma boa notícia: a versão 3D da animação de 1989 deve chegar aos cinemas ainda este ano.

Malévola

Estreia prevista: 2014

Angelina Jolie irá protagonizar este filme, produzido pela Disney, que vai narrar a história de Branca de Neve do ponto de vista da Rainha Má. No elenco ainda estão confirmados Ellen Fanning e Juno Temple.

Malévola
Angelina Jolie, como Malévola: conto infantil narrado do ponto de vista da vilã (Foto: Divulgação)

Pan

Estreia prevista: 2014

Outra produção que ainda está em fase de desenvolvimento. Inspirado na peça de teatro de J. M. Barrie, essa versão transforma o garoto que nunca cresce num assassino de crianças e o Capitão Gancho em um investigador de polícia que lançará mão de todas as suas estratégias para capturá-lo.

Fonte: VEJA SÃO PAULO