Bichos

Publicitário faz sucesso no Instagram postando fotos de seu pet

Rafael Mantesso saiu da pindaíba com a ajuda de seu bull terrier Jimmy

Por: Carolina Giovanelli

BULL TERRIER JIMMY
O bull terrier Jimmy junto de Mantesso: 600 000 seguidores (Foto: Leo Martins)

Em 2013, Rafael Mantesso enfrentava uma barra pesada. Acabara de se divorciar e o restaurante do qual era sócio, em Belo Horizonte, fechara com dívidas. Na pindaíba, matou a fome até com ração. O publicitário de 33 anos, porém, conseguiu dar a volta por cima. No apartamento vazio, cuja maior parte dos móveis foi levada pela ex, usou as paredes brancas para criar desenhos divertidos, que serviram de cenário para fotos de seu bull terrier Jimmy.

Ajudou o fato de o cão agir como um lorde, paciente e calmo. A mascote aparece, entre outras situações, encarnando Aladdin e um Pokémon. Aos poucos, o perfil do Instagram (@rafaelmantesso) cresceu aqui e no exterior — o ator Ashton Kutcher chegou a compartilhar uma das imagens.

Hoje, o endereço reúne mais de 600 000 fãs. Em maio, o projeto ganhou um importante prêmio da internet, o Webby, em Nova York, na categoria fotografia em redes sociais. Um post patrocinado na página vale entre 10 000 e 20 000 reais. Já rolaram parcerias com marcas como Porsche e Jimmy Choo, grife que inspirou o nome do pet, de 6 anos. Mantesso é seletivo e recusou propostas de empresas do naipe de Rede Globo e Pepsi, pensando no bem-estar do companheiro. No ano passado, lançou um livro de fotos. Até agora, a obra vendeu mais de 60 000 exemplares em oito países.

bull terrier jimmy rafael mantesso
A tatuagem do dono em homenagem ao pet (Foto: Leo Martins)

+ Fotógrafa cria a agência de modelo para gatos

Com uma tatuagem do bull terrier no braço, o publicitário tem um agente internacional e três assessores. Por dia, chegam em sua caixa de mensagens de 3 000 a 4 000 e-mails (inclusive cantadas). O sucesso fez com que o tutor se mudasse para São Paulo definitivamente há quase um ano. Ele trabalha em uma agência de propaganda e atua na função de diretor de comunicação do Atá, instituto do amigo Alex Atala.

BULL TERRIER JIMMY
Uma das fotos da página do Instagram (Foto: Rafael Mantesso)

Sabendo que a mascote não vai viver para sempre, congelou o sêmen do cachorro caso, no futuro, queira um novo pet. Seu próximo passo será lançar uma série de animações inspirada em Jimmy com 24 episódios de dois minutos para o YouTube e uma coleção beneficente de camisetas com a etiqueta Marc Jacobs. Além disso, quer ir morar em Nova York no ano que vem para bombar os negócios.

Também deseja manter a parceria junto de uma marca de ração que possibilita a doação de 5 toneladas do alimento mensalmente para uma ONG. “Antes eu era só um homem com um cão”, afirma Mantesso. “Ainda sou um homem com um cão, mas com muitas oportunidades.”

+ Confira mais fotos de Jimmy

bull terrier jimmy rafael mantesso
Rafael e Jimmy: parceria (Foto: Leo Martins)

bull terrier jimmy rafael mantesso
Foto do Instagram (Foto: Leo Martins)

Fonte: VEJA SÃO PAULO