Perfil

Jassa abre salão de 450 metros quadrados

Novo endereço do cabeleireiro de Silvio Santos conta com 40 profissionais e tem até adega para 200 garrafas de vinho

Por: João Batista Jr. [Com reportagem de Cristiane Bomfim]

Jassa - Cabeleireiro - Silvio Santos - 2297
Jassa no endereço recém-inaugurado: o assoalho é de madeira cumaru e mármore travertino (Foto: Fernando Moraes)

Às 8h45 da última quarta (21), Silvio Santos estacionou seu Ômega na Rua Henrique Martins, no Jardim Paulista. O apresentador havia pulado cedo da cama para ser o primeirão a aparar os fios com o cabeleireiro Jassa, que há 36 anos corta, tinge e penteia seus cabelos.

Ao chegar lá, ficou frustrado. Ronaldo Camargo, secretário da Coordenação das Subprefeituras, tinha aparecido meia hora mais cedo e, assim, acabou sendo atendido antes. “Passaram outro na minha frente”, brincou o dono do SBT, que foi o segundo na fila, seguido pelo cantor Agnaldo Timóteo e pelo apresentador Cesar Filho. Assim que Silvio saiu do lugar, Jassa explicou a situação a uma cliente. “Coloquei o secretário do Gilberto Kassab em primeiro porque ele me ajudou com as documentações do imóvel”, justificou.

Comprada há dois anos de Cesar Filho por 1,3 milhão de reais, a casa ficou completamente diferente após uma reforma que praticamente pôs abaixo a planta original. Apenas o tamanho (450 metros quadrados) e o gabarito (três pavimentos) continuaram iguais. Freguês de Jassa há mais de vinte anos, o secretário Camargo deu orientação aos arquitetos para que eles conseguissem que o Condephaat autorizasse o andamento da obra. A região conta com diversas restrições de zoneamento. “Tivemos três reuniões no gabinete de Camargo”, lembra a arquiteta Veridiana Gonzaga.

O resultado deixou o ponto à altura dos salões mais badalados da capital. “Fazia mais de dez anos que queria sair da Rua Iguatemi, onde pagava aluguel”, diz Jassa, referindo-se ao antigo endereço. Em seu novo estabelecimento assoalho é de madeira cumaru e mármore travertino, as salas de estética têm o teto decorado com uma fibra óptica que imita um céu estrelado e as bancadas para lavar o cabelo são de design italiano. No terraço, no 3º andar, há uma adega para 200 garrafas de vinho. O número de profissionais aumentou de 25 para quarenta. Jassa aproveitou também para reajustar o valor de seu corte, que agora custa 200 reais (10% a mais que o preço anterior). Sobre o investimento para fazer o novo negócio, ele desconversa, embora dê uma dica: “Não falo em dinheiro, mas um empresário me ofereceu 6 milhões de reais para comprar 50%. Não aceitei”.

Jassa - Fachada - Silvio Santos - 2297
A fachada do endereço: o resultado deixou o ponto à altura dos salões mais badalados da capital. (Foto: Fernando Moraes)

Ainda que Silvio Santos não tenha sido o primeiro cliente de seu novo salão, Jassa se emociona ao falar do apresentador. “Devo a ele 90% do meu sucesso”, avalia. Silvio comparece a cada dois dias para pentear o cabelo (de quinze em quinze dias, retoca a pintura e apara os fios). A dupla se conheceu em 1976. Foi quando o cabeleireiro penteava o casal Nicete Bruno e Paulo Goulart na comédia teatral Nós Também Sabemos Fazer. Um produtor do espetáculo cortou o cabelo, Silvio viu o resultado e pediu para levar o autor da façanha até sua casa. Nascia uma parceria duradoura. O apresentador frequenta a cobertura onde Jassa mora com a mulher, Elides, no Itaim Bibi. Nas visitas, adora comer tambaqui na brasa preparado pelo anfitrião.

Nascido em família pobre em Serra de Cuité, na Paraíba, Jassa trabalhou na infância como engraxate. Quando veio para São Paulo, em 1964, descobriu sua habilidade com as tesouras. Nos anos 80, com a situação bem melhor, fez cursos de aperfeiçoamento em Paris e bancou a faculdade dos três filhos nos Estados Unidos. Robson, seu caçula, se formou em direito, mas não segue a carreira. Ele trabalha como cabeleireiro e colorista no salão. “Meu pai virou uma marca conhecida em todo o país”, diz o filho, com orgulho. “Vou dar continuidade a essa história vitoriosa”, completa. “Esse salão era o que faltava para ter minha felicidade completa”, afirma Jassa. Aos 67 anos, continua bastante vaidoso. Como grande parte de sua distinta clientela, pinta o cabelo (de castanho-escuro) e já fez implante de fios na parte frontal, olê, olê, olá.

Jassa - Silvio Santos - Cabeleireiro - 2297
Jassa, com Silvio Santos, em 1988: “Devo a ele 90% do meu sucesso” (Foto: Antonio Milena)

A TESOURA DE SS

Quem é o profissional que atende o apresentador e outras estrelas

Nome: José Jacenildo dos Santos

Idade: 67 anos

Natural de: Serra de Cuité, Paraíba

Estado civil: casado há 42 anos com Elides, que se tornou sua empresária

Filhos: Ana Cristina (40 anos), Sandra (37) e Robson (34). O mais jovem é o único que seguiu a carreira do pai

Profissões: foi engraxate (misturava graxa com banana para o produto render mais) e barbeiro, até virar cabeleireiro

Trajetória: chegou a São Paulo em 1964. Teve salões na Avenida São João, dentro do hotel Comodoro (Avenida Duque de Caxias) e na Rua Iguatemi

Clientes: conheceu em 1976 Silvio Santos, que virou seu cliente, divulgador e amigo. Hoje, cuida também do visual do prefeito Gilberto Kassab, do vice-presidente Michel Temer e de várias personalidades televisivas, como os apresentadores Cesar Filho e Gugu Liberato

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO