Exposição

Irmãs tiram quarenta fotografias em quarenta anos

Imagens impressionantes mostram o passar dos anos de quatro mulheres

Por: VEJA SÃO PAULO - Atualizado em

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

Durante um encontro familiar em 1975, o fotógrafo Richard Nixon reuniu a mulher Bebe e suas três irmãs e tirou uma foto. Ali, ele teve uma ideia: fotografá-las todos os anos, sempre na mesma posição. E assim aconteceu por quarenta anos. Em 2014, após quarenta imagens que registram suas vidas, as fotos das irmãs foram reunidas para uma exposição no Museu de Arte Moderna de Nova York.

+ Esculturas hiper-realistas de Ron Mueck serão exibidas na Pinacoteca

Heather, Mimi, Bebe e Laurie, as irmãs Brown, aparecem na maior parte das imagens encarando a câmera. Em entrevista ao New York Times, Nixon conta que a cada ano, uma das irmãs tinha a palavra final sobre qual foto deveria ser escolhida para fazer parte do ensaio. Nos últimos dez anos, no entanto, ele tomou as rédeas e passou a dar a última palavra.

+ Conflitos entre pais e filhos nos palcos da cidade

Filho único, o fotógrafo afirmou que, com o passar dos anos, o ensaio possibilitou que ele ficasse mais próximo das cunhadas. Em algumas imagens, ele se coloca na fotografia, com a sua sombra.

irmas 1984
Foto de 1984: Nixon aparece com a sua sombra (Foto: Richard Nixon / Fraenkel Gallery)

Há quatro anos, quando 36 imagens foram expostas em uma galeria de arte de Granada, na Espanha, várias pessoas foram às lágrimas. 

Fonte: VEJA SÃO PAULO