Inverno

Festivais de Inverno: confira oito lugares para se divertir no frio

Eventos reúnem, entre as atrações gratuitas, festas típicas, apresentações folclóricas, teatrais, dança e oficinas

Por: Mariana Bernun - Atualizado em

São Roque
Palhaços divertem adultos e crianças (Foto: Divulgação)

No mês de julho, as cidades próximas a São Paulo aproveitam o friozinho da época para promover os famosos festivais de inverno, boa opção de passeio para quem quer unir as férias do meio do ano a cultura e lazer. Os eventos oferecem atrações como shows, espetáculos teatrais, esportes radicais, exposições e gastronomia.

+ Inverno: veja receitas de fondues, passeios e cervejas para a estação

Entre os festivais, destacam-se a temporada de inverno de Campos do Jordão (dedicada em grande parte aos espetáculos líricos musicais), o Festival de Cunha (com a Festa do Divino) e o de Bragança Paulista, com as oficinas gratuitas.

Veja abaixo sugestões de festivais de inverno:

  • Festival de Inverno de Atibaia chega em sua sétima edição com espetáculos musicais, apresentações de dança e de teatro. Um dos que marcaram presença no evento foi o cantor Tom Zé .Grande parte das atrações serão gratuitas. Serviços: Alameda Lucas Nogueira Garcez, 511 Parque das Águas, Atibaia-SP Informações: (11) 44142053
    Saiba mais
  • Acontece o Festival de Inverno de Bragança Paulista, com apresentações teatrais, de dança, shows dos mais variados estilos, oficinas culturais, palestras e cineclube. O Ballet Stagium marca presença às 21h do dia 24 de julho, com o espetáculo 'Bossa Nova', na Casa de Cultura Maestro Demétrio Kipman, no centro. Cada atração terá um lugar específico. Informações: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Bragança Paulista Telefone: (11) 4034-6570 - Avenida Alpheu Grimello, 981 - Taboão. Para assistir aos espetáculos na Casa de Cultura e no Clube de Regatas Bandeirantes, você deverá retirar seu ingresso (trocando-o por um quilo de alimento não perecível, exceto sal) no dia do evento, antecipadamente, das 10h às 17h, nos Museus do Telefone e Oswaldo Russomano.
    Saiba mais
  • Entre os dias 3 de julho a 8 de agosto, a Serra da Cantareira promove uma série de eventos em segunda edição do 'Festival de Inverno da Cantareira'. São shows, exposições, palestras, peças, esportes e programação infantil. De 03/07/2010 a 08/08/2010.
    Saiba mais
  • Festival de Cunha conta com shows, apresentações culturais, manifestação religiosa e folclórica (Festa do Divino), além de exposições, teatro e sessões de cinema. A programação musical inclui 'Violinos de Cunha', Quarteto de Cordas, Violão, Coral, Sax, MPB e Bossa Nova, Pop Rock, Pagode, Choros, Bandas, Grupos Sertanejos e apresentação de Danças. Na grastronomia os hotéis, pousadas e restaurantes prepararam cardápios especiais de inverno para os visitantes, tais como fondue, sopas, pratos elaborados com shiitake e trutas. Grande parte dos eventos acontecem no Espaço Cultural – Elias José Abdalla. Informações: Secretaria de Turismo de Cunha (12) 3111-2630 
    Saiba mais
  • A charmosa vila de Paranapiacaba, localizada no alto da Serra do Mar a 30 quilômetros do centro de Santo André (SP), recebe a 15ª edição do Festival de Inverno de Paranapiacaba, com shows e outras apresentações culturais gratuitas. Os ingressos são distribuídos uma hora antes de cada espetáculo.  Confira a programação: Sábado, 18 de julho 13h - Ricardo Baldacci – Homenagem a Frank Sinatra (Mercado) 14h - Trio de Jorge (Rua Direita) 14h30 - Tia Carrol (Clube Lyra) 16h - Márcia Cardoso (Mercado) 17h - Quinzinho Oliveira (Rua Direita) 18h - Roberta Campos (Clube Lyra) 19h - Irmandade do Blues (Rua Direita) 20h - Embaixadores da Maloca do Barbosa (Mercado) Domingo, 19 de julho 13h - Bruno de La Rosa (Mercado) 14h - Grazzie Brasil (Rua Direita) 14h30 - Banda General Blues (Clube Lyra) 16h - Tuto Ferraz  & Funky Jazz Machine (Mercado) 17h - João Cristal (Rua Direita) 18h - Lira – O Labirinto e o Desmantelo (Clube Lyra) 19h - Marcia Cherubin (Rua Direita) Sábado, 25 de julho 13h - Babi Mendes (Mercado) 14h - Elaine Marin (Rua Direita) 14h30 - Flávio Guimarães Netto Rockfeller (Clube Lyra) 16h - Nuno Mindelis (Mercado) 17h - Adolar Marin (Rua Direita) 18h - Pélico – Euforia (Clube Lyra) 19h - Cry Babe e Convidado (Rua Direita) Domingo, 26 de julho 13h - Paulo Meyer (Mercado) 14h - Grupo Sambetto (Rua Direita) 14h30 - Blues Beatles (Clube Lyra) 16h - Cibele Codonho (Mercado) 17h - Kléber Albuquerque (Rua Direita) 18h - Iara Rennó Canta “Drama” de Maria Bethania (Clube Lyra) 19h - André Marchiori (Rua Direita)
    Saiba mais
  • Festival terá programação cultural com danças, degustação comentada e músicas variadas. Entre as atrações destaque para a 12ª Temporada de Jazz do Jardim Suspenso da Babilônia no dia 31 de julho. Cada atração terá um lugar específico. Informações: (12)3666-2595 Diego Nicolau de Carvalho Secretário Municipal de Turismo, Cultura De segunda a sexta das 9:00h às 17:00h
    Saiba mais
  • Local: Complexo Turístico da Vinícola Góes. Estrada do Vinho KM 9- Bairro Canguera– São Roque Acontece de 02 a 31/07/2011, aos sábados e domingos, das 10h00 às 18h00. Entrada: gratuita. Informações: (11) 4711-3500.  A Vinícola Góes preparou uma programação que agrada o público de todas as idades. A partir do dia 02 de julho até o dia 31, sempre aos sábados e domingos, das 10h às 16h, a empresa oferece música ao vivo, artesanato, passeio de cães, apresentação de orquestra, de dança portuguesa, oficina para crianças com brinquedoteca e monitores que pintam o rosto e prazeres gastronômicos.
    Saiba mais
  • Tradição da temporada de frio, o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão chega à 43ª edição com uma novidade importante. Depois de gerir o evento por três anos, a organização social Santa Marcelina Cultura passa o bastão para a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp). Trata-se de uma espécie de retorno às origens, pois uma das principais figuras da história do evento foi o maestro Eleazar de Carvalho (1912- 1996), diretor da orquestra por mais de duas décadas. As atrações deste ano vão até 29 de julho e têm início no sábado (30), com um concerto da própria Osesp em homenagem a Eleazar. Faça o download da programação pelo link http://vejasp.abril.com.br/imgs-blogs/programacaocampos.PDF
    Saiba mais

Fonte: VEJA SÃO PAULO