Roteiro

Um passeio pelos três museus do Instituto Butantan

Três anos após passar por um grande incêndio, instituição inaugura novo prédio com coleções de répteis, anfíbios, aracnídeos e insetos

Por: Mariana Oliveira - Atualizado em

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

Três anos após o incêndio que destruiu mais de 500 000 animais do antigo acervo de pesquisa do Instituto Butantan, o complexo inaugura novo edifício. As coleções de répteis, anfíbios, aracnídeos e insetos ocupam agora o primeiro andar do prédio construído numa área de 1 600 metros quadrados.  

A prioridade da construção foi a tecnologia voltada para a segurança, que conta com sistema de escoamento de álcool, hidrantes de espumas, extintores portáteis e luminárias blindadas. Outra novidade é o laboratório para pesquisas genéticas, que permite aos cientistas do Butantan a realização de todas as etapas de rastreamento dos animais das coleções num mesmo local.

Além dos centros de pesquisa e de produção de soros e vacinas, o parque de 80 hectares localizado na Zona Oeste da cidade também oferece opções de lazer: os museus Biológico, de Microbiologia e Histórico. É um ótimo passeio para aguçar a curiosidade natural da criançada.

Para quem entra pela portaria da Avenida Doutor Vital Brasil, a primeira parada é o serpentário. Cascavel, jiboia, jararaca e jararacussu dão as "boas-vindas" aos visitantes em um ambiente que busca reproduzir o seu habitat natural. Elas estão aos pés do Prédio Central. O local, que ainda está em reforma, era sede da Biblioteca do Instituto.

Um pouco mais à frente está a bilheteria. A entrada custa R$ 6,00 para os adultos e R$ 2,50 para crianças com mais de 7 anos e estudantes com apresentação da carteirinha. Os ingressos são válidos para os três museus pagos do Instituto, que funcionam de terça a domingo, das 9h às 16h30. O parque possui estacionamento e uma pequena lanchonete. 

Mas a aventura não termina depois da visitação aos três museus principais, ainda é possível passear pelas áreas livres do parque e passar pelo Museu de Rua – uma série de painéis organizados na sequência da história do Instituto Butantan. Além de espiar o macacário, morada dos bichinhos que deixaram de ser utilizados em estudos de medicina experimental, e de conhecer o pequeno espaço Paiol do Centro de Difusão Científica, que abriga atualmente uma exposição sobre Grandes Epidemias. Programe pelo menos três horas para ver tudo.

Confira abaixo mais informações sobre cada um dos três museus localizados no Instituto Butantan:

  • Museus

    Museu Biológico do Instituto Butantan

    Avenida Doutor Vital Brasil, 1500, Butantã

    Tel: (11) 2627 9837 ou (11) 2627 9852

    Sem avaliação

    O museu abriga cerca de 100 animais, entre serpentes, escorpiões, aranhas, lagartos, anfíbios, peixes, e até uma anfisbena – como é classificada a cobra-de-duas-cabeças. As crianças vão se divertir ao descobrir que as jiboias podem chegar a ter 4 metros de comprimento e na tarefa de encontrar a cobra-cipó, que se camufla facilmente no cenário construído para reproduzir o ambiente natural dos bichos.

     

    Educadores estão presentes durante a visita e podem tirar dúvidas relacionada aos animais e ao museu. Existem ainda visitações temáticas para grupos de no mínimo 20 pessoas. Os agendamentos devem ser feitos antecipadamente.

     

    Há aproximadamente dois meses, um filhote de sucuri-verde nasceu no museu. Ele agora recebe uma pequena exposição especial em um ambiente decorado com taxidermia (animais empalhados).

     

    Além disso, está aberta uma votação para a escolha do nome do novo filhote. As opções são: Suri, Lineu, Abaré (amigo em tupi-guarani), Sucuriju (nome dado às sucuris na região Norte do Brasil) e Boiúna (lenda indígena relacionada às sucuris). A contagem dos votos acontecerá no dia 25 de novembro. Para conferir o nome escolhido, é preciso voltar ao museu.

    Saiba mais
  • Museus

    Museu de Microbiologia, Micróbios e Vacinas

    Avenida Doutor Vital Brasil, 1500, Butantã

    Tel: (11) 2627 9540 ou (11) 3726 7222

    Sem avaliação
  • Museus

    Museu Histórico do Instituto Butantan

    Avenida Doutor Vital Brasil, 1500, Butantã

    Tel: (11) 2627 9525

    1 avaliação

    Depois de conhecer os animais e o mundo da microbiologia, é hora de saber a história de todo o complexo. Ali estão expostos diversos objetos antigos, como microscópios, centrífugas e estufas usadas nas pesquisas iniciais da instituição. O casarão que abriga o museu foi o local do primeiro laboratório que Vital Brazil, médico e criador do Instituto, utilizou para a produção de soros contra o surto da peste bubônica.

    Saiba mais

Fonte: VEJA SÃO PAULO