INTERNET

Instant Articles, novo recurso do Facebook, chega ao Brasil

VEJA SÃO PAULO está entre os primeiros sites brasileiros a usar a novidade da rede social

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

O Facebook lança, nesta terça (1/12), o Instant Articles para usuários da rede social no Brasil. Em uma primeira etapa, o recurso funciona somente em dispositivos móveis - smartphones e tablets - com iOS. Aos poucos, de acordo com a empresa, a ferramenta será habilitada também para Android.

+ Oito programas para se sentir um gaúcho em São Paulo

No lançamento, o recurso poderá ser acessado em fanpages de sites como VEJA SÃO PAULO, Veja, Exame, Capricho e M de Mulher. Algumas matérias produzidas pelos sites serão colocadas nas linhas do tempo no formato de Instant Articles. O desenho de um raio no canto superior direito da imagem identificará as publicações adaptadas ao novo formato.

De acordo com o Facebook, o principal objetivo dos Instant Articles é oferecer às pessoas uma experiência ainda mais rica e rápida para ler notícias nos dispositivos móveis.

Hoje, uma notícia pode demorar cerca de oito segundos para carregar - um tipo de conteúdo considerado lento pela empresa. Os Instant Articles fazem com que a experiência de leitura seja dez vezes mais rápida em relação às matérias convencionais compartilhadas na internet. Além disso, os sites terão a opção de usar uma série de recursos interativos como, por exemplo, fotos em alta definição e vídeos reproduzidos automaticamente enquanto as notícias são lidas.

O Instant Articles gera métricas de medição para os sites que usarem o recurso. Tanto Google Analytics, quanto ComScore estão trabalhando com o recurso.

No mundo todo, já são mais de 200 veículos de comunicação com permissão para usar os Instant Articles, entre eles o The New York Times e National Geographic, nos EUA, e a BBC News, no Reino Unido. 

Fonte: VEJA SÃO PAULO