Mostra

Diretor sueco Ingmar Bergman ganha exposição gratuita no Itaú Cultural

Cadernos de trabalho, trechos do roteiro do filme 'Persona' e vídeos de making of fazem parte do evento no prédio da Avenida Paulista

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

Por trás da Máscara _Ingmar Bergman
Cenas do filme 'Persona' serão projetadas ao longo do ambiente da exposição (Foto: Svensk Filmindustri)

O diretor sueco Ingmar Bergman ganha homenagem no Itaú Cultural a partir de sábado (15). A mostra Por Trás da Máscara – 50 Anos de Persona sai pela primeira vez do Bergmancenter, fundação sueca que promove a obra do cineasta na ilha de Fårö, e chega a São Paulo. O foco são os bastidores e o processo criativo do filme Persona, de 1966.

+ Exposições de Calder e Cartola também estão em cartaz no Itaú Cultural

Em parceria também com a 40ª Mostra Internacional de Cinema, a exposição vem direto do local onde o cineasta rodou alguns de seus longas mais memoráveis e viveu por cerca de quarenta anos até sua morte, em 2007. Cadernos de trabalho, trechos do roteiro, fotos e vídeos de making of serão reunidos no museu da Avenida Paulista. A mostra gratuita segue até 6 de novembro.

Por trás da Máscara _Ingmar Bergman
Os visitantes podem ver uma réplica do diário do cineasta com anotações feitas durante o processo criativo do longa (Foto: Svensk_Filmindustri)

Para complementar a homenagem, no dia 20, às 19h, Persona tem exibição única na Sala Itaú Cultural. Após o filme, haverá debate sobre a obra e seu criador com a diretora da Fundação Bergmancenter, a brasileira Helen Beltrame-Linné, a cineasta Tata Amaral e o psicanalista Contardo Calligaris com mediação do jornalista Sergio Rizzo.

Fonte: VEJA SÃO PAULO