Olimpíada

Caso de nadadores impedidos de voltar aos EUA repercute no exterior

Eles foram retirados de dentro de voo para Nova York nesta quarta-feira (17); polícia investiga contradições em depoimentos sobre assalto sofrido no domingo (14)

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

globo atletas
(Foto: Reprodução / Rede Globo)

A imprensa internacional tem dado destaque ao caso dos nadadores americanos Gunnar Bentz e Jack Conger que foram impedidos de voltar aos Estados Unidos nesta quarta-feira (17) após participar dos Jogos Olímpicos. Os atletas foram retirados de dentro do voo que seguia para Nova York e levados para a Delegacia de Atendimento Policial no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro para prestar depoimento sobre o suposto assalto que teriam sofrido junto com os nadadores Ryan Lochte e James Feigen no último domingo (14) na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade. Segundo a Polícia Civil, os passaportes de Bentz e Conger foram apreendidos e eles foram ouvidos.

O caso foi noticiado nos principais veículos internacionais, entre eles, o canal americano CNN, o jornal inglês The Guardian, a emissora britânica BBC e o jornal The New York Times

+ Jardins verticais do Minhocão são investigados por desvio de verba

Nesta quarta (17), a juíza Keyla Blanc De Cnop, do Juizado Especial do Torcedor e Grandes Eventos, determinou busca e apreensão dos passaportes de Lochte e Feigen para que as autoridades possam prosseguir com as investigações do suposto assalto. A medida foi tomada com base em requerimento do Ministério Público. Lochte deixou o país na segunda-feira (15) e Feigen continua no Brasil. 

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

A juíza aponta divergências nos relatos dos nadadores a respeito do assalto devido ao comportamento dos atletas ao chegarem à Vila Olímpica após uma festa. Eles chegaram inabalados e fazendo brincadeiras, segundo a magistrada. O vídeo das câmeras de segurança foi divulgado pelo portal de notícias Daily Mail.

Em depoimento à Polícia Civil, Lochte afirmou que os esportistas teriam sido abordados por um assaltante, que exigiu a entrega de todo o dinheiro. Já o nadador Feigen contou que os atletas foram surpreendidos por alguns bandidos, mas que apenas um deles estava armado.

+ Confira as últimas notícias 

Em entrevista à emissora americana NBC nesta quinta (18), Lochte negou ue inventaria uma história dessas. 

daily mail nadadores
Vídeo divulgado pelo Daily Mail mostra momento em que atletas chegam a Vila Olímpica no Rio de Janeiro (Foto: Reprodução / Daily Mail )

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO