Roteiro

Imigração japonesa será relembrada com queima de fogos estilizada

Festival Hanabi Matsuri irá comemorar os 120 anos de chegada da comunidade nipônica ao país; estilista assina show de foguetes que terá vinte minutos

Por: Veja São Paulo

Fogos de Artifícios - ano novo
Designer japonesa será responsável pela queima de fogos (Foto: Thinkstok Photos)

Há 120 anos, Brasil e Japão assinavam o Tratado de Amizade, Comércio e Navegação, acordo que possibilitaria a imigração daquela que se tornou a maior comunidade nipônica fora de sua terra natal. 

Para comemorar a data, a comunidade japonesa de São Paulo escolheu o Autódromo de Interlagos para sediar o Hanabi Matsuri, festival que tem como principal atração um show de fogos de artifício com duração de vinte minutos. 

+ Blog Boombox: 11 programas que todo paulistano que ama música deve fazer

O espetáculo leva a assinatura da estilista Junko Koshino, um dos nomes mais respeitados da moda japonesa. Com passagens pelo Carnaval de São Paulo, quando desenhou parte das fantasias da escola de samba Águia de Ouro, ela projetou o show que terá 4 500 disparos sincronizados com músicas brasileiras e japonesas. 

O festival ainda terá apresentações de taiko (tambores japoneses), uma adaptação da ópera Madame Butterfly, um show dos músicos da Família Lima e a presença das bandas Kao=s e Ore ska Band, ambas orientais. Também haverá uma exposição em homenagem ao piloto Ayrton Senna, morto em 1994 e famoso no Japão.

Ore ska Band 2015
Integrantes da Ore ska Band, famosa pelas trilhas do anime Naruto (Foto: Divulgação)

+ Prefeitura pintará faixa verde para pedestres na Liberdade

O evento será no próximo sábado (12), a partir do meio-dia. No mesmo local ainda funcionará o Hanabi Food Park, uma praça de alimentação com pratos das cozinhas japonesa e brasileira.

Fonte: VEJA SÃO PAULO