Eleições 2014

Ibope e Datafolha mostram Dilma à frente de Aécio fora da margem de erro

Pesquisas dão vantagem à petista, que tem 54% e 53% das intenções de voto, respectivamente

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

Debate Record
Petista e tucano se enfrentam no terceiro debate (Foto: Folhapress/ Agência Estado)

Duas pesquisas divulgadas no fim da tarde desta quinta (23) mostram a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, com vantagem ampliada sobre Aécio Neves (PSDB). Pela primeira vez, os números mostram que a petista está fora da margem de erro e ganharia do tucano no pleito de domingo (26). 

+ Dilma está numericamente à frente de Aécio, diz Datafolha

Segundo o Datafolha, Dilma tem 53% das intenções de voto contra 47% de Aécio Neves. Mesmo com a oscilação de dois pontos para mais ou para menos - se ela chegar a 51% e o tucano a 45% -, ela ainda ficaria à frente. 

Já o Ibope mostra a petista com 54% ante 46% do tucano. Nos levantamentos anteriores, Dilma estava tecnicamente empatada com Aécio. 

Avaliação

O Datafolha mostra uma melhora na avaliação do governo por parte do eleitorado - no levantamento anterior, 42% consideravam a administração de Dilma "boa ou ótima". Esse número subiu agora para 44%, o melhor patamar desde as manifestações de junho de 2013. 

Além disso, a rejeição a Dilma caiu seis pontos e está em 37%. Já a de Aécio aumentou: 41% dos eleitores falam que não votariam nele "de jeito nenhum". No dia 9 de outubro, eram 34%. 

O Ibope, por sua vez, diz que 36% da população afirma não votar na petista "de jeito nenhum" - esse número se manteve desde a pesquisa anterior. Por outro lado, o instituto de pesquisa, assim como o Datafolha, registrou uma maior rejeição a Aécio: de 35% para 42%. 

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO