Cidade

O tradicional Hotel Ca’d’Oro será reinaugurado após sete anos de obras

Empreendimento fica na Rua Augusta e terá 147 quartos; diária mais cara deve girar em torno de 1 400 reais

Por: Gabriel Bentley - Atualizado em

Hotel Cadoro
A nova piscina do terraço: 300 milhões de reais investidos (Foto: Reinaldo Canato)

Símbolo da sofisticação da metrópole entre os anos 60e 90, o Grand Hotel Ca’d’Oro volta nesta segunda (3) a ocupar seu tradicional endereço, na Rua Augusta,129. Resultado de um investimento de cerca de 300 milhões de reais, o empreendimento, fechado desde 2009, reaparece em novo formato, com duas torres (uma residencial e a outra comercial), somando 908 apartamentos.

Os 147 quartos para hóspedes estão distribuídos entre o 19º e o 27º andares de um dos prédios, que conta com uma piscina no terraço. A diária mais cara deve girar em torno de 1400 reais, por suítes com vista para cartões-postais como os edifícios Copan e Itália.

Hotel Cadoro
Guzzoni, neto do fundador do empreendimento (Foto: Reinaldo Canato)

Parte dos objetos de decoração pertence ao acervo original, a exemplo do piano de cauda francês Erard, fabricado em 1860 e único na cidade. Outra característica mantida na versão moderna é o cardápio do restaurante, com pratos da culinária italiana, como a massa recheada casoncelli, a codorna com polenta e as cassatas.

As tratativas para a reformulação do ponto tiveram início em 2008 e culminaram um ano depois com a venda do terreno para a incorporadora Brookfield, que pretendia erguer um novo prédio. Em 2010, a realização de um leilão de várias peças do antigo estabelecimento, como quadros e mobiliário, causou comoção entre os paulistanos. Surgiu então a ideia de recuperar a vocação original do endereço.

+ Hotéis de luxo abrem suítes para cerimônias de casamento

“Negociamos com a construtora para manter as suítes, o restaurante no térreo e o nome tradicional”, explica o gerente Fabrizio Guzzoni. Neto do fundador homônimo, ele já atuava nas operações por ali entre 2000 e 2009. 

hotel cadoro ca'd'oro
O hotel no passado (Foto: Arquivo pessoal da família Guzzoni)

Fundado em 1953, o Ca’d’Oro funcionou primeiro como restaurante, na Rua Basílio da Gama. Doze anos depois, mudou-se para a Rua Avanhandava, já como hotel. Virou o primeiro cinco-estrelas da capital. A expansão para a Rua Augusta seria feita em 1970, quando começou seu auge. A decadência viria no fim dos anos 90, na esteira da degradação do centro.

restaurante Cadoro_2143
Restaurante do Ca'd'Oro vazio, antes de seu fechamento em 2009 (Foto: Fernando Moraes)

Fonte: VEJA SÃO PAULO