CULTURA

Homem com doença rara lança livro biográfico em São Paulo

Claudio Oliveira, que tem a cabeça virada para trás, nasceu com enfermidade que causa deformidades e atrofias

Por: Larissa Faria

vaticano papa joão paulo ii
O baiano foi até o Vaticano conhecer o papa João Paulo II (Foto: Arquivo Pessoal)

Nesta quarta (11), o baiano Claudio Vieira de Oliveira lança, pela Bella Editora, sua autobiografia no Masp, às 19h. O contabilista nasceu com uma doença rara, a artrogripose múltipla congênita, que causou o atrofiamento de grande parte dos membros de seu corpo. Sua cabeça é totalmente virada para trás. 

+ Experimentamos a coxinha de mortadela do Ragazzo

Natural de Monte Santo, na Bahia, quando Claudio nasceu, os médicos disseram que ele viveria por apenas 24 horas. Teve uma infância cercada de cuidados e limitações, mas conseguiu estudar e chegou a concluir o curso de contabilidade. Um amigo o carregava nas costas para as aulas durate o trajeto de três horas (ida e volta) de sua casa até a faculdade. 

Hoje, aos 40 anos, viaja ministrando palestras motivacionais pelo mundo. Atividades como comer, utilizar o computador e o celular ou escrever tornaram-se normais na vida do palestrante, que se adaptou com os afazares do dia a dia, tornando-se cada vez mais independente. 

No livro, conta desde as primeiras horas de seu nascimento até o encontro com os papas João Paulo II e Francisco e suas viagens pelo mundo. No lançamento, ele autografará os exemplares. Uma exposição com 25 imagens que ilustram o livro, clicadas pelo fotógrafo japonês Yasuyoshy Chiba, também estará montada no museu. A imagem de capa levou o primeiro lugar no prêmio fotográfico POY.

Claudio Vieira de Oliveira
A foto de capa, clicada pelo fotógrado japonês do Yasuyoshy Chiba, foi premiada em primeiro lugar no fotográfico POY (Foto: Divulgação)

Fonte: VEJA SÃO PAULO