Madeixas hidratadas

Hidratação é indispensável para a saúde dos cabelos no inverno

A alta temperatura da água do banho e o vento frio prejudicam os fios, que perdem o brilho e a maciez em pouco tempo

Por: Tatiana Izquierdo - Atualizado em

hidratacao1
Sessão de hidratação no salão de beleza Tamba, em São Paulo (Foto: Divulgação)

Quando a temperatura cai, criamos alguns hábitos que podem prejudicar os cabelos. Vento, umidade e longos banhos quentes são os principais fatores para que os fios fiquem quebradiços e sem brilho. Para driblar o frizz e o ressecamento, é preciso recorrer a sessões de hidratações mais profundas, aquelas que precisamos realizar nos salões de beleza. "Os cabelos sofrem muito com o tempo frio. Hidratações capilares mais frequentes e adequação do shampoo talvez sejam necessárias para reavivar os fios, na maioria dos casos", explica a dermatologista Giana Campoi, que indica tomar banhos com água morna, ajudando também a hidratação da pele.

+ Saiba tudo sobre maquiagem no Beleza de Blog 

+ Especial: dicas de beleza para o inverno

Para que você não sofra com os cabelos ressecados, selecionamos diferentes tipos de hidratação oferecidos nos salões da cidade. Escolha o tratamento que mais se aproxima do seu tipo de fio:

Hidratação Liquid Hair no Ritz Cabelo & Estética

Apesar de indicado para todos os tipos de cabelos, é ideal para os fios mais porosos e danificados. O tratamento age na construção do DNA do fio e promete, após a aplicação, manter o cabelo regenerado, protegido e nutrido por quatro semanas. O serviço demora em média 45 minutos, já incluindo aplicação, secagem e escova. A partir de 180 reais.

Hidratação Moisturizing So Pure, no Blend

Os produtos utilizados nesta hidratação são feitos com extratos naturais, livre de sulfatos e parabenos, e enriquecidos com óleo de argan e base de ylang-ylang e palmarosa. Aplica-se a máscaras nos fios lavados, massageando-os por todo o comprimento. Após uma pausa de 10 minutos, os cabelos são lavados novamente. O tratamento, que promete hidratar e devolver o brilho dos fios, leva cerca de meia hora. A partir de 150 reais.

Cold Therapy, no Studio Tez

Marcelo Brito, cabeleireiro do salão, propõe uma renovação celular no couro cabeludo e nos fios, por meio da aplicação das ômegas 3, 6 e 9, que reparam a fibra capilar. Como todas as cutículas ficam abertas no inverno, elas perdem água. Por isso, é necessário inserir as vitaminas e fechar as cutículas, devolvendo brilho e blindando o fio. A hidratação leva uma hora para ser realizada. É necessário refazer a cada quatro semanas. A partir de 300 reais.

Tratamento Bio Reconstrutor, no Studio W

O cabeleireiro Rodrigo Cintra indica o tratamento para reestruturar as camadas do fio e devolver brilho, proteção e maciez aos fios. Com sete óleos essenciais (argan, ojon, monoi, buriti, mirra, cálamo e macadâmia), 21 aminoácidos e queratina hidrolisada, essa hidratação promete recuperar qualquer cabelo e em qualquer estado já na primeira aplicação. Com os cabelos lavados, o bio reconstrutor é aplicado nos fios e, em seguida, um gloss é passado por cima, sem tempo de pausa entre um e outro. Depois vêm enxágue, escova e finalização. O procedimento dura em média 20 minutos, deve ser feito uma vez por mês e custa 350 reais.

Ritual de hidratação, do Hi Salão

hi salon
Ritual de hidratação do Hi Salão, na zona sul de São Paulo (Foto: Divulgação)

Sergio G comanda o salão e indica um ritual para manter os cabelos bonitos e hidratados durante as estações mais frias do ano. O tratamento especial protege os cabelos da umidade, hidratando e evitando o indesejável frizz. Primeiro, um óleo hidratante é aquecido em um aparelho específico, que mantém o produto em temperatura ideal, sem que o mesmo perca suas propriedades. O óleo, então, é aplicado apenas no comprimento dos fios. Depois, na lavagem com um xampu apropriado, levemente hidratante, é limpa somente a raiz e tira-se o excesso do comprimento. Em seguida, entra uma máscara de hidratação para intensificar o tratamento. A escova é feita para selar os fios. A proposta do tratamento é formar uma película protetora capaz de evitar as agressões provenientes do clima. O procedimento é indicado para todos os tipos de cabelos, exceto os muito finos, pois podem ficar pesados ou muito oleosos. Dura cerca de 50 minutos e custa 300 reais. 

Hidratação de Proteínas, no MG Hair Design

Indicado para cabelos secos e quebradiços, o tratamento é feito em quatro etapas. O primeiro passo é a limpeza, com um xampu que não resseca os cabelos. Depois, uma máscara de proteínas é aplicada para fortalecer as ligações internas dos fios. É necessário deixar agir por 10 a 15 minutos. A ação pode ser potencializada com o Micro Mist, um aparelho japonês que vaporiza água filtrada e ionizada nos cabelos, e injeta ar frio para fechar as cutículas. Após o enxague é aplicado um condicionador que deixa os cabelos macios; por último, é pulverizado um leave-in que age nos cabelos até a próxima lavagem. O tratamento demora 45 minutos e custa a partir de 250 reais. O ideal é refazer o processo a cada duas semanas.

Tratamento com primer e aminoácidos, do SPA Dios

O tratamento, que é indicado para cabelos secos, começa com a aplicação de um creme (que contém proteinas) e um primer antes da lavagem. A mistura deve ficar no cabelo por 35 minutos para uma boa absorção. Depois, é acrescentado o tratamento de aminoácidos, que por serem acidificantes, agem para reduzir a porosidade do fio e equilibrar o PH. O processo todo demora em torno de 90 minutos. O tratamento promete cabelos mais soltos e com mais brilho, já que as cutículas ficam mas hidratadas. É necessário refazer a cada quinze dias. A partir de 680 reais.

Nutri-thermique, na Casa Mauro Freire

Da linha Kerastase, a hidratação é ideal para os dias de inverno, já que só é ativada com água quente, e é indicada para pessoas com cabelos bem secos. O processo começa na lavagem feita com um shampoo próprio do tratamento. Após o enxágue com água quente, é passada um ampola em conjunto com um buster de tratamento (espécie de cápsula que vem acoplada à ampola). Depois disso, uma máscara é aplicada e um aparelho de vapor iônico age de cinco a dez minutos. O toque final fica por conta de um protetor térmico para os fios. O tratamento dura cerca de uma hora e promete deixar os cabelos nutridos e hidratados, já que devolve os nutrientes perdidos pelo tempo ou por hábitos como o uso do secador e chapinha. É indicado que a manutenção seja feita mensalmente. A partir de 250 reais.

Micro Mist, do Salão Gilberto Cabeleireiros

Feito à base de água mineral filtrada e carvão vegetal, é um tratamento difícil de encontrar no Brasil. É ideal para quem passou por procedimentos químicos no cabelo. O processo é dividido em duas etapas: na primeira fase, que dura seis minutos, o micro mist solta um vapor quente com micropartículas de oxigênio e água mineral - o que garante que o cabelo não receba cloro nem outras impurezas. Em associação, ele libera íons para facilitar a abertura da cutícula dos fios e potencializar a penetração do produto hidratante aplicado previamente (uma ampola ou máscara de tratamento). Nos dois minutos finais, o aparelho joga uma névoa gelada que fecha as cutículas, dando um brilho e maciez aos cabelos. Todo o processo dura de 10 a 15 minutos. Para um melhor resultado, a cabeleireira Adriana Damasceno sugere fazer o procedimento pelo menos duas vezes ao mês. A partir de 182 reais.

Hidratação com queratina vegetal, no Tamba Salão

hidratacao2
Lavar bem os cabelos e utilizar os produtos certos faz parte da rotina de hidratação dos fios (Foto: Divulgação)

A queratina vegetal, ao contrario da humana, proporciona aos fios emoliência e maciez, fechando as cutículas do fio e devolvendo o brilho. É indicada para todos os tipos de cabelo e deve ser aplicada a a cada quinze dias. O tratamento dura em média 90 minutos e custa a partir de 150 reais.

Fonte: VEJA SÃO PAULO