Paulistano Nota 10

Amigos preparam hambúrgueres artesanais para crianças carentes

Chamados de 'Hamburgadas do Bem', os eventos têm ainda brincadeiras e palestras sobre alimentação saudável

Por: Paola Micheletti

PAULISTANO NOTA 10 HAMNBURGADA DO BEM
“Algumas crianças nunca tinham comido hambúrguer na vida”, diz Erick Watanabe, no centro, ao lado de Tacio e Guilherme (à dir.) (Foto: Alexandre Battibugli)

Donos de um restaurante japonês, os gêmeos paulistas Erick e Tacio Watanabe, de 29 anos, tinham um hobby nas horas vagas. Eles costumavam se reunir com dois amigos, o empresário Guilherme Ribeiro, 28, e o produtor de eventos Thiago Salles, 27, para fazer hambúrgueres caseiros. Em um desses encontros, tiveram a seguinte ideia: por que não produzir lanches para mais gente e ajudar a quem precisa, em vez de cozinhar só para eles? Daí nasceu a Hamburgada do Bem, um projeto que organiza festas para crianças carentes de bairros periféricos servindo sanduíches feitos na hora, com discos de acém, maionese, queijo e salada.

Durante o evento há ainda brincadeiras e palestras de orientação sobre alimentação saudável. Desde que a iniciativa foi posta em prática, em outubro do ano passado, já foram realizadas catorze ações na capital e no interior, com a ajuda de cerca de 2 000 voluntários. Mais de 5 000 pessoas foram atendidas.

+ Amigos fazem shows para desmistificar assuntos como bullying e drogas

Para bancar a iniciativa, o grupo divulga as festas nas redes sociais e cobra 33 reais de quem quiser participar das atividades. Esse valor, segundo Erick, paga cerca de 70% das despesas. O resto é custeado por patrocinadores como Hellmann’s e a rede de franquias Sushi Lovers. Os rapazes não ganham um centavo desse montante: tudo é usado para cobrir os gastos. “Algumas crianças que atendemos nunca haviam provado um hambúrguer na vida. Proporcionar essa alegria a elas não tem preço”, diz Tacio. Cerca de 1 000 lanches são distribuídos a cada evento. O mais recente deles, no mês passado, foi feito em parceria com o Adus, Instituto de Reintegração do Refugiado, e atendeu filhos de imigrantes em São Paulo.

O projeto conquistou famosos, que passaram a divulgá-lo nas redes sociais. O cantor Tiago Iorc postou um vídeo no Instagram elogiando a ação, e o ator mirim do SBT, Matheus Ueda, e Lucas Maciel, do Pânico na Band, participaram como voluntários. “Nossa ideia para o futuro é que a iniciativa faça parte de projetos sociais contínuos, para que possamos acompanhar o crescimento dessa garotada”, comenta Ribeiro.

Hamburgada do Bem. falecom@hamburgadadobem.com.br e hamburgadadobem.com.br.

Fonte: VEJA SÃO PAULO