Cidade

Sem-Teto organizam protesto em frente à Câmara dos Vereadores

Ato está marcado para a tarde desta terça-feira (24), quando deve ocorrer debate sobre o Plano Diretor

Por: Redação VEJASÃOPAULO.COM - Atualizado em

O Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) programa para a tarde desta terça-feira (24) mais uma manifestação em frente à Câmara dos Vereadores, no centro de São Paulo.

+ Câmara exclui Copa do Povo do Plano Diretor

O ato ocorrerá ao mesmo tempo em que os vereadores estiverem em debate sobre o Plano Diretor. O projeto - que direciona o crescimento da capital nos próximos 16 anos - é visto como essencial para o MTST pela possibilidade de tirar do papel a construção de moradias populares nas zonas especiais de interesse social.

Na madrugada do último sábado (21), integrantes do MTST ocuparam mais um terreno na capital. Segundo a Polícia Militar, cerca de 800 pessoas se alojaram em um espaço na Vila Praia, no Morumbi, chamado de Ocupação Portal do Povo. O grupo organiza três grandes ocupações que ocorrem atualmente na cidade: a Copa do Povo, em Itaquera, a Nova Palestina, no M’Boi Mirim, e a Faixa de Gaza, em Paraisópolis.

Em maio, a Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) divulgou que a capital tem noventa áreas, entre terrenos baldios, casas e prédios, ocupadas por sem-teto em diferentes regiões. São 130 000 famílias na “fila” por moradia e 30 000 que recebem auxílio-aluguel. O deficit habitacional em São Paulo é de 230 000 moradias.

Fonte: VEJA SÃO PAULO