Tecnologia

Nova ferramenta do Google mostra interior do Theatro Municipal

Site foi inaugurado nesta terça (1º) e torna possível fazer passeio virtual e até acompanhar o ensaior de uma ópera

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

theatro municipal2
Google cria ferramenta que possibilita um tour pelo Theatro Municipal de São Paulo  (Foto: Reprodução)

O Google lançou nesta terça (1º) uma nova ferramenta, similar ao Google Street View, que mostra o interior Theatro Municipal de São Paulo, no centro da cidade, por meio de câmeras de 360°. Durante o lançamento, o secretário de Cultura de São Paulo, Nabil Bonduki, disse que há intenção em estender o projeto para outros pontos da cidade. Segundo representantes do Google, o Theatro Municipal é o representante da América Latina no projeto mundial.

+ Instant Articles, novo recurso do Facebook, chega ao Brasil

theatro municipal
É possível andar e dar zoom em detalhes do lugar  (Foto: Reprodução)

Além do passeio virtual, com fotos de apoio, a empresa disponibilizou a gravação de um ensaio da ópera Lohengrin, de Richard Wagner. É possível andar entre os artistas, utilizando as câmeras de 360º posicionadas no palco.

Dependendo da conexão, o vídeo pode travar um pouco. A empresa também divulgou vídeos dos teatros Ópera National de Paris, na França, o Carnegie Hall, nos Estados Unidos, a Royal Shakespeare Company, da Inglaterra, e o Berliner Philharmoniker, na Alemanha. Todos podem ser acessados pelo site g.co/performingarts.

theatro municipal 3
Câmeras acompanham ensaio de ópera no Municipal (Foto: Reprodução)

Também há exposições virtuais de itens do acervo da Fundação Theatro Municipal: “Ficha Técnica”, que conta a história do Theatro de 1911 até 1940; “Atrás da Cortina Vermelha”, que revela fotos de bastidores de montagens recentes do teatro; “#DIVASEASTROS”, uma homenagem a nomes que se já apresentaram no palco e “Municipal tim-tim por tim-tim”, um áudio-guia sobre a história e arquitetura do prédio. 

+ Confira as últimas notícias

Fonte: VEJA SÃO PAULO