Televisão

Giulia Gam fará protagonista em nova novela das 7, 'Sangue Bom'

O folhetim se passa em São Paulo e a atriz vai interpretar Barbara Helen, ex-moradora do bairro Casa Verde, atualmente no Jardim Europa

Por: Livia Deodato - Atualizado em

Giulia Gam
“Já dei muita risada com o primeiro capítulo que acabei de ler”, conta Giulia | Crédito: Divulgação

Em dezembro, a atriz Giulia Gam falou com VEJASAOPAULO.COM diretamente do spa Sete Voltas, em Itatiba, interior de São Paulo. Ela estava recarregando as energias para começar um novo trabalho na TV: será uma das protagonistas da nova novela da Rede Globo, Sangue Bom. Escrita por Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari, com direção de Dennis Carvalho, vai ao ar a partir do dia 29 de abril.

“Já dei muita risada com o primeiro capítulo que acabei de ler”, contou Giulia. “A personagem é ótima: uma atriz de uns 45 anos, de origem humilde, que desde cedo fez sucesso na TV.”

A nova novela vai se passar em São Paulo, mais precisamente na zona norte. Barbara Helen, nome artístico escolhido pela personagem de Giulia, é do bairro Casa Verde, onde grande parte das escolas paulistas de samba tem sede – na vida real e agora ficcional. “Acredito que a Maria Adelaide vá resgatar um pouco da história do samba paulista, promover um questionamento sobre os valores da imagem, da mídia”, diz.

+ Juliana Galdino fala sobre sua nova peça, 'Fatia de Guerra'

Barbara Helen tem vergonha de sua origem, de sua mãe. Vive se escondendo da família e dos conhecidos da zona norte, agora que mora no Jardim Europa. Já foi casada com diversos diretores de TV, entre eles, o personagem de Herson Capri, com quem teve uma filha (vivida por Fernanda Vasconcellos), e atualmente vive com um ator proeminente da Malhação e outras crianças que adotou. “Ela diz que foi Angelina Jolie que a imitou”, diverte-se Giulia. O objetivo de Barbara Helen agora é “investir” em uma das filhas adotadas, papel de Sophie Charlotte, transformando-a em uma “it girl”.

Giulia Gam e Marisa Orth - novela Sangue Bom
Barbara Helen (papel de Giulia Gam) e Damáris (Marisa Orth), madames encrenqueiras da novela 'Sangue Bom' | Crédito: Sangue Bom/TV Globo

A personagem de Marisa Orth será a amiga e rival de Barbara Helen. “As duas fizeram carreira juntas, foram dançarinas de um programa como o do Chacrinha, estão sempre num tom acima”, ri Giulia. “Barbara é um pouco diva, algo que nem existe mais em televisão.”

Para se preparar para o papel, o diretor geral Carlos Araújo deu de presente a Giulia uma livro de estrelas de cinema de todo o mundo. O que destaca é o fato de que muitas das divas do passado revelarem sua sedução não apenas no modo de se vestir, mas também com o olhar. “Tenho como inspiração Sophia Loren, Brigitte Bardot, que são mulherões”, diz Giulia.

+ Onde fazer teatro na cidade

Barbara Helen gosta de se produzir para todo e qualquer evento, da imprensa a um passeio com os filhos. Esse também foi um dos motivos para Giulia ter feito logo a sua reserva no spa. “Vai ter muito cabelo, maquiagem, pensamentos para construir a personagem. Vim logo para cá para dar uma descansada.”

A atriz, que começou sua carreira no teatro com Antunes Filho em 1984, está sentindo falta, porém, de voltar a atuar nos palcos. Há cerca de sete anos não estreia uma peça adulta (esteve em 2012 em cartaz com o infantil Pedro e o Lobo, sem previsão de reestreia). A última foi Dilúvio em Tempos de Seca, de Aderbal Freire-Filho, em 2005. Sente falta, mas também sente medo, em suas próprias palavras. “Teatro é um lugar sagrado. É onde me formei. Não me libertei ainda de um certo pudor. Queria ser mais livre da autocrítica, da exigência, quem sabe até experimentar dirigir”, revela a atriz.

Podemos esperar por isso, agora que o mundo não acabou? “Vou me esforçar para isso. Nem que seja um pouco covardemente, fazendo um trabalho de co-direção”, diz Giulia. “Gosto da ideia de trabalhar mais com conceitos e materializar uma ideia. Ser sempre a matéria é 'puxado'.”

Fonte: VEJA SÃO PAULO