Mistérios da Cidade

Quem é a mulher que inspirou a personagem Gina, da caixa de palitos

Um dos rostos mais conhecidos da publicidade nacional é da polonesa Zofia Burk

Por: Mauricio Xavier [Com reportagem de Alessandra Freitas e Gabriel Bentley]

Gina palito de dente Zofia Burk
Zofia Burk atualmente (Foto: Acervo Pessoal)

Um dos rostos mais icônicos da publicidade brasileira é o da jovem que estampa a caixa de palitos Gina. O sorriso enigmático é de Zofia Burk, polonesa radicada na capital desde os 5 anos. Ao posar, em 1975, aos 29 anos, ela nem sabia qual seria o destino da foto. “Achei que ela iria parar em um cartaz de supermercado”, diz, ainda lamentando a perda do anonimato. “Tentei processar a marca, mas assinei um termo de uso de imagem, não havia muito a fazer.”

+ Gráfica ou museu? Espaço abriga sete máquinas tipográficas originais

Zofia começou como modelo aos 16 anos, com trabalhos na TV, em revistas e em desfiles do estilista Clodovil, morto em 2009. Após a aposentadoria, atuou por 25 anos como gerente de marketing em administradoras de cartão de crédito. Em 2005, criou a agência de turismo SPTours. Moradora do Sumaré há quatro décadas, realiza trabalho voluntário com moradores de rua da região.

gina palito
A famosa caixa de palitos com o rosto de Zofia (Foto: Divulgação)

No tempo livre, gosta de assistir aos jogos do Corinthians e passear com seu cachorro, o chow-chow Tobias. E, ainda que não seja reconhecida como a personagem da clássica embalagem, ela mantém hoje o mesmo corte de cabelo de quarenta anos atrás.

Fonte: VEJA SÃO PAULO