Política

Saiba quem são os outros secretários escolhidos por Geraldo Alckmin

Três secretarias foram extintas: Relações Institucionais, Ensino Superior e Comunicação

Por: Redação - Atualizado em

Bruno Covas - secretário
Deputado eleito Bruno Covas: agora secretário de Meio Ambiente de Alckmin (Foto: Fernando Moraes)

- Agricultura e Abastecimento – João de Almeida Sampaio

O economista formado pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) foi mantido no cargo que já exercia. Entre 2002 e 2007, foi presidente da Sociedade Rural Brasileira.

+ Quem são os secretários do governo de Geraldo Alckmin

- Assistência e Desenvolvimento Social – Paulo Alexandre Barbosa

É considerado uma cria do deputado federal eleito Gabriel Chalita. Foi seu assessor tanto na Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer quanto na Secretaria de Estado da Educação. Elegeu-se deputado estadual com 215 000 votos.

- Casa Civil – Sidney Beraldo

Deputado estadual pelo PSDB e ex-presidente da Assembléia Legislativa, ele coordenou a campanha que reconduziu Geraldo Alckmin ao poder.

- Casa Militar – Coronel Admir Gervásio

Na PM desde 1975, o coronel já foi comandante do policiamento na Zona Norte da capital e de toda a região metropolitana. Desde maio de 2010 está à frente da corregedoria da corporação.

- Cultura – Andrea Matarazzo

Cotado para a Secretaria de Comunicações, acabou mantido no cargo. Ex-ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência e ex-embaixador na Itália, foi subprefeito da Sé na gestão de José Serra à frente da prefeitura e depois secretário municipal de Coordenação das Subprefeituras e secretário municipal de Serviços no governo de Gilberto Kassab.

- Desenvolvimento – Guilherme Afif Domingos

Filiado ao DEM, o vice-governador eleito é administrador de empresas. Já chefiou as pastas de Agricultura e Abastecimento e Emprego e Relações do Trabalho.

- Direitos da Pessoa com Deficiência – Linamara Rizzo Battistella

Atual ocupante do cargo, Linamara é médica fisiatra e professora da Universidade de São Paulo (USP). Antes de ser escolhida pelo tucano José Serra, dirigiu o Instituto de Medicina de Reabilitação do Hospital das Clínicas (HC).

- Economia e Planejamento – Emanuel Fernandes

Deputado Federal pelo PSDB, reeleito em outubro passado, Fernandes foi funcionário de Alckmin entre 2005 e 2006, como secretário de Habitação. Graduou-se engenheiro pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e trabalhou no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

- Emprego e Relações do Trabalho – Davi Zaia

Deputado estadual pelo PPS, preside a Comissão de Assuntos Metropolitanos da Assembleia Legislativa. Formado em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, foi por três vezes presidente do Sindicato dos Bancários da mesma cidade.

- Energia – José Aníbal

Deputado federal reeleito pelo PSDB em 2010 para o quinto mandato, coordenou o programa de governo de Geraldo Alckmin. Entre 1999 e 2001, o economista ocupou o cargo de Secretário de Ciência e Tecnologia de São Paulo.

- Esporte e Lazer – Jorge Pagura

Neurocirurgião, foi secretário de Saúde na gestão de Celso Pitta. Filiado ao PTB, é dirigente da Federação Internacional de Natação.

- Fazenda – Andrea Calabi

Já presidiu o Banco do Brasil, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e foi secretário de Economia e Planejamento durante o último governo de Geraldo Alckmin.

- Gestão e Desenvolvimento Metropolitano (nova) – Edson Aparecido

Formado em história pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, o deputado federal reeleito é um dos fundadores do PSDB. Foi assessor político do ministro Sérgio Motta e atuou na coordenação das campanhas de Mario Covas, Geraldo Alckmin e José Serra.

- Gestão Pública – Júlio Semeghini

Formado pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), o deputado federal pelo PSDB atua há mais de 25 anos no setor de informática. Na gestão de Mário Covas, atuou como presidente da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp).

- Justiça e Defesa da Cidadania – Eloisa de Sousa Arruda

Ingressou no Ministério Público estadual em 1985 e hoje dirige a Escola Superior da instituição. Formada em direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), também atua como procuradora de Justiça.

- Meio Ambiente – Bruno Covas

Neto do ex-governador Mario Covas, reelegeu-se deputado estadual com 239 150 votos. Foi relator do orçamento paulista de 2011.

- Procuradoria Geral do Estado – Elival da Silva Ramos

Exerceu o mesmo posto entre 2001 e 2006, durante as gestões de Geraldo Alckmin e Cláudio Lembo como governador. Toda sua vida acadêmica na área jurídica foi trilhada na Universidade de São Paulo (USP), onde também dá aulas hoje em dia.

- Saneamento e Recursos Hídricos – Edson Giriboni

De Itapetininga, na região Sudeste do estado, é engenheiro civil e administrador de empresas. Deputado estadual pelo PV, recebeu 93.123 votos na última eleição.

- Turismo (nova) – Márcio França

Chegou a ser cotado para o mistério da presidente Dilma Rousseff. Um dos principais nomes do PSB paulista, foi duas vezes prefeito de São Vicente (1997-2004). Na sua reeleição, em 2000, recebeu 93% dos votos válidos. Deputado federal, teve 172 000 votos na última eleição.

Secretarias extintas:

- Relações Institucionais

- Ensino Superior

- Comunicação

Fonte: VEJA SÃO PAULO