Internet

Estabelecimentos distribuem brindes pelo Foursquare

Rede social da moda permite ao usuário apontar sua localização exata; ideia é estimular a frequência dos clientes adeptos

Por: Manuela Nogueira

Zena Caffè - Foursquare - 2214
Disputa no Zena Caffè: a atual “prefeita” Andrea Mendes (de cinza) desbancou José Octavio de Castro Neves (à esquerda), Mariana Belém e Flávio Amaral (Foto: Cida Souza)

Um dos hits mais recentes da internet, o Foursquare é uma rede social que permite a um usuário mostrar a localização exata onde está no momento (ou pretende estar logo), facilitando o encontro com outros amigos conectados ao site nas redondezas. O programa, que já acumulou 6,5 milhões de usuários no mundo, confere o título de “prefeito” à pessoa que mais registrar sua visita a um lugar, seja ele um restaurante, uma loja, um prédio comercial ou até mesmo uma rua. Nos Estados Unidos, gigantes como Starbucks, Gap e Diesel promovem ofertas para os que mais marcam presença em suas unidades. Nos últimos tempos, vários estabelecimentos paulistanos copiaram a receita para estimular a frequência dos clientes e estreitar a relação com os mais assíduos, oferecendo uma série de prêmios. No bar Melograno, por exemplo, é possível ganhar um chope Bamberg Pilsen depois de três passagens por lá. Outras casas, como a pizzaria 1900 e o Zena Caffè, oferecem desconto de 10% a quem mais bate cartão nos estabelecimentos durante a semana (veja abaixo).

O chef Carlos Bertolazzi, sócio do Zena Caffè, ouviu falar dessa história pela primeira vez em 2010, num evento em Chicago voltado para donos de restaurantes. Ele participou de uma palestra com Tristan Walker, diretor de negócios do Foursquare, e ficou entusiasmado. “Antes mesmo de voltar ao Brasil, eu quis bolar uma promoção em parceria com o programa”, afirma. No Zena, a briga pela “prefeitura” é acirrada. Atual ocupante do cargo, a publicitária Andrea Mendes vai ao restaurante três vezes por semana. “Às vezes apareço no almoço e no jantar”, conta. Sua marca causa inveja aos ex-donos da coroa — quando um usuário se torna líder, ganha um selo virtual com esse símbolo. Mas, afinal, o que garante que o registro da visita não foi feito por algum espertinho que passa em frente ao lugar, mas nem entra na casa, enganando o satélite? Por enquanto, nada. “É por isso que ainda estamos cautelosos com as promoções, testando-as em apenas uma unidade”, diz Erik Momo, sócio da rede de pizzarias 1900.

OFERTAS ESPECIAIS

1900 Pizzeria (apenas na Rua Sócrates)

Desconto de 10% para o “prefeito”

America

Frozen yogurt na compra de um hambúrguer especial

Brie Resto

Petit gâteau a cada três visitas

Melograno

Chope Bamberg Pilsen a cada três visitas

Spoleto

Massa tradicional às sextas-feiras para o “prefeito”

Zena Caffè

Desconto de 10% para o “prefeito” e seus acompanhantes

Fonte: VEJA SÃO PAULO