Arte

Seis eventos para os amantes da fotografia

Exposições, feiras, fóruns e palestras sobre o tema tomam a cidade neste mês

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

Photo Week
São Paulo Photo Week acontece pela primeira vez na cidade (Foto: Suzana_Mendes)

Se você anda com uma câmera no pescoço, gosta de fazer fotos trabalhadas para o Instagram ou já é fotógrafo profissional, você tem uma programação intensa para o mês de junho. Vários lugares da cidade oferecem palestras, fóruns, feiras e exposições de fotografia, que acontecem durante todo o mês de junho. Confira abaixo e marque na agenda:

1 - São Paulo Photo Week

Fotografia e badalação: essa é a fórmula da São Paulo Photo Week. Jovens galeristas e artistas independentes se reúnem para uma feira de fotografias com espaço de gatronomia, bar, lounge, projeções visuais, leilão de obra e Dj. O dinheiro arrecadado será doado para o GRAAC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer). Também haverá uma livraria com publicações assinadas por artistas e palestras sobre fotografia.

  • Quando: sábado (11), a partir das 10h
  • Onde: Rua Fidalga, 184, Vila Madalena

2 - Exposição Prêmio Brasil Fotografia 2015

Está é a 14ª edição do prêmio destinado a fotógrafos brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil. Quinze artistas foram escolhidos entre os 1 500 inscritos e expõem as 86 obras e seis instalações ganhadoras. Inspire-se para se inscrever na próxima edição!

3 - IV Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo

Aproveite para aprender com bons especialistas do ano. Quatro dias de atividades abertas ao público reúnem fotógrafos brasileiros e portugueses que debatem temas relacionados ao seu trabalho e as diferentes reflexões propostas em cada uma das mesas. Estarão presentes fotógrafos como Iatã Cannabrava, Rosângela Rennó, Cássio Vasconcellos e Adam Broomberg. Veja a programação completa no site. O instituto também promove a exposição Arquivo Ex-Machina, que reúne 150 imagens com a temática identidade e conflitos na América Latina.

Martin Parr
Martin Parr ganha sua maior mostra fora da Inglaterra, no MIS (Foto: Martin Parr Magnum Photos)

4 - Parrtifial, grande mostra do britânico Martin Parr

Para vários amantes da fotografia, Martin Parr é um grande ídolo. Suas são crônicas da vida contemporânea que capturam a intimidade (principalmente dos lares ingleses) numa estética exagerada, misturando crítica, sedução e humor. Parr é membro da agência Magnum desde 1994 e já publicou mais de noventa livros. Com quase 300 fotografias, esta é maior exposição do artista fora da Inglaterra.

  • Quando: a partir do dia 18. Terça a sábado, 12h às 21h; domingo e feriado, 11h às 20h.
  • Onde: MIS

5 - Festival Latino Americano de Mobgrafia

Mobgrafia é um movimento que estimula a fotografia captada, editada e compartilhada por plataformas móveis. No festival, que acontece nos meses de junho e julho, há entrega de prêmios para selecionados em diversas categorias, além de cursos, workshops e exposições. A mostra deste ano, Life, é um conjunto de imagens criadas pelo coletivo de fotojornalistas Everyday Latin America que produz material em celulares. Nos painéis de debates e convesas sobre a fotografia mobile estão nomes como Iatã Cannabrava e Diógenes Moura, além de leituras de portfolio com Juan Esteves e Marcelo Greco, nas atividades que comporão o Flamob dias 9 e 10 de julho no MIS. Veja a programação completa no site do evento.

  • Quando: A partir de 17 de junho
  • Onde: MIS
FotoFeiraCavalete
Foto Feira Cavalete comercializa fotografias em diversos suportes (Foto: Divulgação)

6- Foto Feira Cavalete

Quem deseja comprar fotografias, esse é o lugar: o evento oferece peças de R$ 50,00 a R$ 5 000, 00, que vão desde impressões e publicações, até caixas de fotografia e roupas com imagens autorais estampadas. Como ninguém é de ferro, barracas de bebidinhas e comidinhas oferecem boas opções para forrar o estômago.

  • Quando: 25 e 26 de junho
  • Onde: MIS

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO