Patrimônio

"Os leõezinhos ficaram lindos", diz prefeito sobre reforma de fonte em Ibitinga

Florisvaldo Fiorentino (PSDB) defende obra que custou 14 000 reais e causou polêmica no Facebook

Por: Nataly Costa - Atualizado em

Ibitinga
Antes e depois: reforma gerou polêmica no Facebook (Foto: Reprodução/Facebook)

Com pouco mais de 57 000 habitantes, a pacata Ibitinga, a 350 quilômetros da capital, tem tudo o que se espera de uma típica cidade interiorana: clima ameno, artesanato (é conhecida como a "capital do bordado"), rios limpos e uma pracinha com coreto e árvores. Foi justamente a Praça Rui Barbosa, tradicional ponto de encontro dos ibitinguenses, o centro de uma polêmica que se difundiu pelas redes sociais nesta semana. A página oficial da prefeitura no Facebook resolveu publicar, na terça (21), uma foto mostrando o antes e depois do chafariz da cidade, reformado recentemente a um custo de 14 000 reais. O resultado, porém, não agradou muito e as críticas ao gosto duvidoso da obra jorraram como água da fonte. 

Idealizador da reforma, o prefeito da cidade, Florisvaldo Fiorentino (PSDB), falou à VEJA SÃO PAULO e defendeu suas realizações.

+ Catorze lugares para visitar em Pedreira

Fonte Ibitinga
A fonte reformada (Foto: Divulgação)

A fonte é de 1917. É a primeira vez que passa por modificações?

De jeito nenhum. Aqueles leõezinhos já foram pintados mais de vinte vezes, mas a fonte permanecia enferrujada, com água podre porque o encanamento não funcionava. Havia até risco de contaminação por dengue ali. O que fizemos foi um processo de recuperação, não mudamos as características. 

Pelas fotos, a fonte parece totalmente diferente, desde as pastilhas azuis até os leões. 

É importante frisar que a fonte não é tombada, não alteramos o patrimônio. Subimos um pouco a mureta para as crianças não caírem lá dentro. Também colocamos pastilhas para facilitar a limpeza em casos de pichação, por exemplo. Não reconstruímos nada. Os leõezinhos já eram daquele jeito, a gente só pintou. 

+ São Roque: para passar um dia ou um fim de semana inteiro

Como foi feita a escolha dessa pintura?

Nossa intenção era dar naturalidade ao leãozinho. Escolhemos uma tonalidade que se aproximasse. Você pode ver que a jubazinha dele é da cor real, o focinho dele é pretinho, as patinhas são pretinhas. Os peixinhos ao redor também, tem um prateado e um dourado, que são as cores dos peixes de verdade. 

Por que o senhor acredita que a reforma gerou tanta controvérsia nas redes sociais? 

Vou ser sincero com você: gosto não se discute. O pessoal daqui adorou, está todo mundo maravilhado.

+ Confira as principais notícias da cidade

E o senhor, gostou do resultado?

Os leõezinhos ficaram lindos. Gostei mesmo, achei muito bonito. Você precisa conhecer Ibitinga, a cidade é um colírio para os olhos. 

Fonte Ibitinga
Prefeito diz que leões ficaram com "tonalidade natural" (Foto: Divulgação)

Fonte: VEJA SÃO PAULO