Especial

Bares, restaurantes e lanchonetes para ver o final de Avenida Brasil

Veja trinta endereços para curtir as emoções finais da novela

Por: Redação VEJA SÃO PAULO - Atualizado em

avenida brasil (2)
Tchau, tchau, tchau: o fim de Avenida Brasil (Foto: Divulgação)

O capítulo final de Avenida Brasil está cada vez mais próximo — infelizmente, diga-se!. E a expectativa em torno dele, claro, é a maior possível. Será que João Emanuel Carneiro vai inovar nas últimas cenas? Quem diabos matou o Max? Como viver sem a família Tufão? E a Zezé, gente, vai ganhar um seriado todinho para ela? O elenco inteiro congela junto no final? E o melhor, onde assistir a esse episódio histórico? 

+ Onde experimentar as receitas de "Avenida Brasil"

Para essa última pergunta, VEJA SÃO PAULO tem uma ótima resposta. Separamos trinta endereços, entre bares, restaurantes e lanchonetes, que terão televisores conectados na novela. Abaixo, você encontra vinte bares e baladas. Na próxima página, listamos dez lugares onde é possível comer e beber sem perder os últimos momentos de Avenida Brasil:

BARES

Adega Original: o sertanejo universitário domina a programação na maioria das noites. Nas tardes de sábado é a vez do pagode, que embala a feijoada servida em bufê. Entre as pedidas para acompanhar o chope (Brahma) estão a maminha aperitivo, servida no ponto pedido, e a calabresa de metro, oferecidas em quatro versões — tradicional, apimentada, com ervas finas e recheada de provolone. Vai exibir a novela na sexta (19) em três televisores de 42 polegadas.

Armazén Paulista: em dias de jogos, enquanto dois telões entretêm a turma do futebol, os casais vão para as mesas localizadas nas varandas. Na sexta (19), porém, o local será monopolizados por grupos interessados no episódio final da novela. O chope (Brahma), tirado nos conformes, faz companhia ao bolinho da casa, feito de carne, canela, hortelã e castanha-do-pará.

Blá Bar e Restaurante
Blá Bar e Restaurante: dobradinha de novela e DJ (Foto: Fernando Moraes)

Blá Bar e Restaurante: meninos e meninas de até 30 e poucos anos batem ponto na casa. Mesmo tendo deixado de ser um destino badalado, ainda reúne um público de estilo playboy. A diversão começa na happy hour, movida a drinques como a caipi brigadeiro, mistura de vodca, chope (Itaipava) e suco de limão-siciliano. Depois, o lugar ganha clima de baladinha. Na sexta (19), três telões exibirão as cenas finais da novela, com áudio. Depois, o DJ Carlos Latorre assume o comando do som e investe em estilos variados para manter a clientela em polvorosa. Dica esperta: quem coloca o nome na lista, paga consumação mínima até as 23h.

Boteco Coutinho: na esquina das agitadas ruas Aspicuelta e Fradique Coutinho, abastece a clientela com várias marcas de cerveja nacionais e importadas, a exemplo da alemã de trigo Franziskaner. Da irregular cozinha, prefira as pizzas de massa fina já cortadas para aperitivo, como a pomodoro (mussarela de búfala, tomate seco e manjericão), ou porções, entre elas os cremosos bolinhos de risoto com dois queijos (dez unidades). O último episódio da novela será exibido em dois televisores de 42 polegadas e em outros três de 40, que prometem atrair a atenção dos clientes.

Boteco São Bento, na Vila Madalena
Boteco São Bento: novela nas duas unidades (Foto: Fernando Moraes)

Boteco São Bento: suas duas unidades ocupam esquinas chamativas, têm pé-direito alto e muitas mesas. Ambas vivem cheias de turmas, que aproveitam o clima animado por música alta (house e dance) para exercitar a paquera. As duas também vão televisionar a novela — na Vila Madalena a exibição será num telão de 57 polegadas, enquanto no Itaim um telão e dois televisores cumprem a função. No cardápio, a principal novidade foi a mudança, em julho (2012), do fornecedor de chope. Agora, no lugar de Sol, Kaiser e Heineken, correm pelas serpentinas Brahma, Brahma Black e Stella Artois.

2285 pubs novos - abre Buddies
O Buddies: telões para jogos de rúgbi, lutas de MMA e... novela! (Foto: Mario Rodrigues)

Buddies: este simpático pub de estilo americano ocupa o ponto onde funcionou o extinto Seu Miagui. Penduradas no teto, bem no centro da casa, quatro TVs de 55 polegadas imitam o estilo do placar de muitos ginásios dos Estados Unidos. Além de jogos do Brasileirão, exibem basquete (NBA), futebol americano (NFL), rúgbi e lutas de MMA. Na sexta (19), porém, elas estarão todas sintonizadas no capítulo final de Avenida Brasil, com clima de final de campeonato. Quem chegar entre 17h30 e 19h30 curte ainda a promoção de Budweiser em dobro. Depois, a trilha sonora promete animar com hits de Creedence Clearwater Revival, The Police...

Casa do Espeto: atualmente com duas unidades na cidade, em Perdizes e em Pinheiros, combina ambiente de boteco, cerveja gelada (Original, Heineken, Stella Artois, Quilmes, entre outras) e petiscos no palito, oferecidos de mesa em mesa pelos garçons. Entre as sugestões aparecem carne, linguiça calabresa apimentada, queijo de coalho, e coração de frango. No endereço de Perdizes, três telões devem exibir o episódio final da novela na sexta (19).

5meia: pertinho da Faap, tornou-se ponto de encontro de turmas de gente jovem, sobretudo de idade universitária. O ambiente divide-se em uma varanda, com dez mesas, e um barulhento salão, decorado com uma parede de ladrilho hidráulico colorido. Na hora de petiscar, concentre-se nos croquetes de carne-seca, acompanhados de geleia de pimenta. Há quatro marcas de cerveja em garrafa de 600 mililitros (Original, Bohemia, Serramalte e Budweiser). Vai exibir o capítulo final da novela em dois televisores de 60 polegadas na sexta (19).

Choperia Devassa 2189
Devassa: cenas de Avenida Brasil prometem lotar ainda mais o local (Foto: Fernando Moraes)

Devassa: a diversão é experimentar pelo menos um copo de toda a linha de chope. Comece pela versão loura (claro), depois vá para a ruiva (avermelhado), a negra (escuro) e a índia (pale ale). Também agrada o chope de trigo, apelidado de sarará. Dos fartos petiscos, o meu chapa camarão traz o crustáceo frito com casca sobre lâminas de alho. Em dezembro, a casa ganhou uma unidade na Berrini. Na sexta (19), dedica a programação de seus televisores às cenas derradeiras da novela.

Empanadas: pode ser considerado um patrimônio da Vila Madalena em matéria de botecos. Convivem ali desde engravatados e grupinhos de amigas de faculdade até desencanados chegados num papo-cabeça. Uma coisa todos têm em comum: fazem questão de cerveja na mesa (Original, Serramalte, Bohemia e Nortenã, entre outras) acompanhada de baixinhos copos americanos. Mantido em estufas sobre os balcões, o salgado que dá nome ao bar pode ser provado em nove versões. A melhor delas é a de carne, com azeitona preta e uva-passa. Nem todos os seus dez televisores estarão sintonizados na novela na sexta (19), mas quem estiver desesperado para saber o que vai rolar pode pedir para o gerente trocar de canal. Ele garante que fãs da novela terão prioridade nos pedidos. 

Exquisito! - 2206
Exquisito!: cenas da novela e promoção (Foto: Daniela Toviansky)

Exquisito!: dos mesmos donos do Squat e do Funhouse, firmou-se como um concorrido ponto de encontro de moderninhos na região. A cozinha aposta em petiscos latino-americanos. O mexicano chili royal pode ser pedido em duas versões: individual e para três. Apetitoso, o cozido de carne moída e feijão fundido numa mescla de queijos ganha a companhia de tortilhas de trigo e de milho, guacamole e sour cream. Para beber, escolha uma das cervejas também latinas, caso da uruguaia Norteña e da argentina Quilmes. Na sexta (19), exibe o final da novela e ainda brinca com o suspense acerca da morte do personagem Max. Os clientes que acertarem quem é o assassino da trama concorrerão a um jantar para duas pessoas, com opções a exemplo de ceviche.

Joca Távora: concorrido endereço da Rua Joaquim Távora, reúne desde grupos de estudantes das faculdades vizinhas até casais em busca de um lugar para namorar. A disposição do espaço, com um salão avarandado na entrada e outro mais reservado ao fundo, auxilia nesse perfil versátil. Servido nas versões simples e ao alho e óleo, o galeto assado na brasa tem tempero apurado e satisfaz duas pessoas. As cervejas vêm em baldes cobertos de gelo picado para manter a temperatura. Dois televisores na entrada do bar e outros dois posicionados nos fundos cumprem a funcão de exibir a novela na sexta (19).

Jordão Bar
Jordão Bar: no clima de Avenida Brasil (Foto: Divulgação)

Jordão Bar: instalada em uma bonita e espaçosa esquina do Tatuapé, a choperia possui um agradável terraço, com confortáveis poltronas e grandes guardasóis. No ambiente interno, chamam a atenção 42 mesas equipadas com iPad, no qual o cliente pode visualizar fotos e preços dos itens do cardápio, fazer o pedido, fechar a conta e trocar mensagens com outros clientes — tudo isso sem o auxílio do garçom. Para tabelar com o chope (Brahma), tirado na caneca, na tulipa ou na caldeireta, aposte suas fichas no cremoso escondidinho de carne de panela desfiada. Para entrar no clima da novela, seis televisores do local, quatros deles no bar central, estarão sintonizados na trama na sexta (19).

Na Mata Café
O movimentado Na Mata Café: promoção no último capítulo da novela (Foto: Cida Souza)

Na Mata Café: uma reforma, realizada no ano passado, deixou os dois ambientes mais modernos. O bar-restaurante da entrada ganhou sofás de veludo em frente ao bar, enquanto no espaço de shows, nos fundos, foram criados camarotes laterais. Ali, bandas de pop e rock como Viva a Noite e Soundtrackers põem a galera para dançar. Na sexta (19), quem chegar até as 21h30 paga R$ 10,00 de entrada e pode curtir a novela no telão do Na Moita, espaço de shows da casa. Também fará uma promoção engraçadinha envolvendo a personagem Carminha. Quem elaborar a sugestão mais criativa sobre qual seria o melhor final para a vilã ganha duas cervejas e não precisa pagar o valor de entrada daquela noite.

Paribar: ocupa o mesmo ponto do histórico Paribar, endereço boêmio que reunia a intelectualidade paulistana nas décadas de 40 e 50. Seja no salão interno, seja na varanda, prove um dos drinques, a exemplo do dry martini. O capítulo final da novela será exibido numa TV de 42 polegadas instalada no salão principal, na sexta (19).

Paróquia: num imóvel de esquina que já abrigou uma antiga mercearia, é um dos sucessos da movimentadíssima Joaquim Távora. Geralmente bem tirado, o chope Brahma detém a preferência na hora de beber. O cardápio valoriza as pedidas vindas do mar, como a casquinha de camarão, que consiste num bobó de camarão servido numa forminha de massa de farinha. Tem boa saída também a lula à doré, em porção generosa. Um telão na área interna e um televisor de 42 polegadas do lado de fora devem exibir o episódio final da novela na sexta (19).

Pé de Manga - 2193
Pé de Manga: cenas finais de Avenida Brasil (Foto: Raul Zito)

Pé de Manga: a maioria de suas mesas, à noite iluminadas por velas, ficam espalhadas numa deliciosa área ao ar livre ajardinada, sob a copa de três mangueiras centenárias. Ali, turmas de amigos e casais bebericam cervejas em garrafa de quase 1 litro (Stella Artois, Norteña e Quilmes) e caipirinhas, a exemplo da paulista (vodca importada, kiwi, hortelã e mel). Dois televisores de 42 polegadas na área interna do bar satisfazem os fãs da novela na sexta (19).

Posto 6: já sem a mesma vitalidade de anos atrás, a choperia carrega o mérito de ter sido um dos primeiros endereços a surgir neste trecho da Aspicuelta, hoje agitadíssimo. As paredes saúdam o Rio de Janeiro com históricas fotos garimpadas no acervo do Jornal do Brasil. Coisa rara: na hora de beber, os clientes podem escolher entre duas marcas concorrentes: Brahma e Devassa Bem Loura. Das pedidas do extenso cardápio, fique com a coxinha de galeto. Aos sábados, prepara feijoada na cumbuca, embalada por roda de samba. No total, o local agrupa oito televisores e algumas dela estarão sintonizadas na novela na sexta (19).

Vila Rica: decorado com uma enorme foto aérea do Rio de Janeiro, é um dos bares de moçadinha da Vila Olímpia. De quinta a domingo, DJs e shows de pop rock, sertanejo, samba e pagode dão clima de baladinha ao pedaço. A casa dispõe de um telão de 100 polegadas e TVs que atraem muitos torcedores em dias de futebol — sempre se coloca o áudio dos jogos. Também com áudio será exibido o último capítulo da novela na sexta (19). Alternativa ao chope (Itaipava), um tanto sem personalidade, a boa pilsen Petra Aurum.

BALADA

Javali - a festa
Javali, a festa (Foto: Leandro Godoi/Reprodução)

Javali: promovida por Emmanuel Souto Vilar, o mesmo da Sem Loção, a balada promete uma edição para abalar as estruturas. O agito tem hora marcada para começar: 20h30. O objetivo, claro, é assistir à novela, que será exibida num telão com 3 metros de altura. Duzentas cadeiras também estarão espalhadas pelo ambiente, para que todas possam se concentrar nas cenas finais. Vale um aviso: durante a exibição a organização do evento pede silêncio absoluto. Depois, uma edição especial da festa, sem hora para acabar, promete agitar o público com uma mistureba musical, de nomes como Blondie, Chitãozinho e Xororó e Duran Duran. Ingressos antecipados à venda pelo site: http://eventick.com.br/festajavali_avenidabrasil.

Será que vai tocar essa?

 

 

RESTAURANTES

Dibaco: ocupa um casarão de esquina construído no início do século passado e funciona como um misto de churrascaria e loja de vinhos. Nesta sexta (19), terá um menu especial para celebrar o fim da novela. Uma empanada de queijo ou carne seguinda de salmão com risoto de queijo brie e açafrão mais uma panqueca ao doce de leite custarão R$ 79,00.

Lellis Trattoria: segue o cardápio cantineiro paulistano: massas fartas e inundadas de molho, com porções para duas pessoas. O conchiglione à camaresca (em forma de concha), por exemplo, é recheado de camarão e queijos gorgonzola e catupiry ao molho do crustáceo, creme de leite, manteiga, parmesão, catupiry e cogumelo-de-paris. As duas unidades, na Rua Bela Cintra, e na Alameda Campinas, passarão a novela.

Le Vin: tem ambiente e cardápio inspirados nos bistrôs franceses. O arroz de pato tem uma exuberância de ingredientes como azeitona verde, linguiça e uma coxa da ave crocante por cima. Antes, o fricassê de cogumelo-de-paris escolta o creme de foie gras sugerido de entrada. Pode ser divertido assistir ao último capítulo da novela enquanto saboreia algumas das receitas que Nina (Debora Falabella) preparava. Tem steak tartare, omeletes... 

Speranza - Restaurantes
Speranza: boas pizzas enquanto assiste à novela (Foto: Silmara Ciuffa)

Marina di Vietri: foi eleita a melhor cantina da cidade no ano passado. Entre os maiores acertos estão sugestões preparadas com pescados, caso do grelhado misto de frutos do mar, composto de camarão, lula, cavaquinha, linguado e mexilhão feitos na chapa e acompanhados de capellini na manteiga e sálvia.

Speranza: a unidade de Moema dispõe de um imenso salão, onde é possível montar messas para grupos numerosos. Tem no cardápio três opções individuais certificadas pela Associazione Verace Pizza Napoletana, entre elas a marinara (molho de tomate italiano, alho, orégano e manjericão). O cuidado com a qualidade das pizzas garantiram 2 votos do júri do “Comer & Beber”.

COMIDINHAS

Applebee’s: seus salões são muito procurados na happy hour por turmas interessadas nos nachos e canoas de batata com cheddar e bacon para acompanhar os chopes Brahma ou Stella Artois na caneca gelada. Depois, as atenções costumam se voltar para os gigantescos hambúrgueres.

Boston Bakery: de funcionamento 24 horas, esta padaria de grande porte do Itaim Bibi terá quatro aparelhos de televisão transmitindo Avenida Brasil. Quem quiser entrar no clima da novela, e possível pedir omeletes como as que Nina (Debora Falabella) costumava preparar na mansão.

Original Burger: as referências aos Estados Unidos vão além do trajeto da Rota 66 estampado na parede. Estendem-se ao cardápio, que traz sanduíches batizados com nomes de estados americanos. A nova unidade no Alto de Pinheiros também transmitirá a novela.

Hambúrguer do P.J. Clarke's
Hambúrguer citroën, do restaurante P.J. Clarke's: ambiente descontraído (Foto: Mario Rodrigues)

PJ Clarke’s: filial da famosa lanchonete de Nova York, tem mostrado uma cozinha cada vez mais afinada. Servida deliciosamente sequinha, a batata frita com maionese de ervas  pode ser escoltada por uma limonada rosa. Reduzido e certeiro, o cardápio de hambúrgueres lista sugestões como o maverick, com 200 gramas de carne, queijo emmental e cebola caramelada, ou o citroën, com queijo brie, agrião e molho béarnaise. O mesmo telão que costuma passar jogos de futebol estará ligado na novela nesta sexta (19).

Rock’n’Roll Burger: o térreo funciona como um fast-food para viagem e o piso superior tem jeitão de balada descolada, com música alta e máquinas de pinball. Enquanto bebericam,  os clientes podem provar sanduíches de grande porte, a exemplo do fat elvis com dois bifes de 110 gramas cada um, bacon, cheddar, queijo prato, salada e maionese. Nesta sexta (19), quem ficar para assistir à novela, ganha uma ficha para jogar em uma das onze máquinas de pinball.

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO