Passeio

Festival de cultura paulista tem apresentações e comidinhas caipiras

O evento reúne o melhor da tradição do Estado por meio de artesanato, apresentações, gastronomia e brincadeiras para a criançada

Por: Redação VEJA SÃO PAULO - Atualizado em

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

Unindo dança, tradições e gastronomia, a 17º edição do Revelando São Paulo ocupa o Parque Da Vila Guilherme (Zona Norte) de 13 a 22 de setembro, das 9h às 21h, com entrada gratuita. O evento reúne manifestações típicas de diversas regiões do estado, que vão de artesanato a culinária e uma exposição de flores e frutos cultivados em oito municípios paulistas, além de apresentações de grupos típicos.

+ Virada Esportiva terá mais de 2 000 atrações de graça na cidade

A atração oferece uma programação variada ao público que quiser conhecer as raízes do Estado. Parte disso ocorre com os mais de 250 grupos que se apresentam em performances de fandango, folias de reis, catira, orquestras de violas entre outros coletivos.

A grande novidade deste ano é um projeto intitulado Praça Verde, que traz uma diversidade de flores e frutos produzidos em oito cidades do estado. As plantas ficam expostas ao público, que também pode participar de oficinas com a temática verde e que vão de telha na horta, conversas sobre temperos e chás e plantio de mudas nativas.

Outro espaço badalado das edições anteriores é o Pavilhão de Artesanatos. Nele, os frequentadores encontram mais de 100 espaços e cerca de 400 artesãos produzindo peças em barros, trançados em fibras, esculturas em madeira e ferro, bordados, entre outros.

Revelando SP
O público pode se deliciar com pratos como bolinhos caipiras, peixes e moquecas, galinhadas, feijão tropeiro e doces caseiros (Foto: Divulgação)

Na hora da fome, não faltam delícias da culinária paulista. Os pratos são preparados na hora por culinaristas de 120 municípios, que fazem receitas tradicionais em fogões à lenha. O público pode se deliciar com pratos que vão de bolinhos caipiras, peixes, moquecas e galinhadas a doces caseiros, pamonhas, entre outras iguarias.

As criançada também tem espaço garantido no Espaço Fazendinha, onde cerca de 150 animais, como cavalos, bois, búfalos e mulas circulam por uma arena montada no parque. Os pequenos podem ainda fazer passeios em charretes e carros de bois.

Ao longo do Revelando São Paulo serão realizados cortejos, como o Ubuntu, com as Irmandades de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, a Caminhada pela Paz, com cerca de quarenta segmentos religiosos pelas ruas da Zona Norte e as Corridas de Cavalhada.

Serviço:

  • Local: Parque Vila Guilherme
  • Endereço:  avenida Nadir Dias de Figueiredo s/n – Vila Guilherme
  • Horário: das 9h às 21h
  • Preço: grátis
  • Estacionamento: R$ 15,00 no local

Fonte: VEJA SÃO PAULO