Red Bull Sounderground

Festival Internacional de Músicos de Metrô chega à segunda edição

Shows serão realizados de segunda (22) a sábado (27) em nove estações da cidade. Praça Victor Civita recebe show de encerramento, com acesso gratuito

Por: Tiago Faria - Atualizado em

The Nomad Mystics
O grupo londrino The Nomadic Mystics, que se apresentou na edição de 2010 do Festival Internacional de Músicos de Metrô (Foto: Divulgação)

Quem costuma enfrentar diariamente o corre-corre nas estações de metrô da cidade será surpreendido, a partir desta segunda (22), por um grupo incomum - e nada apressado - de visitantes. A segunda edição do Red Bull Sounderground – Festival Internacional de Músicos de Metrô – trará a São Paulo dezoito buskers. Assim são chamados os músicos de rua que fazem de palco as plataformas subterrâneas em vários lugares do mundo.     

Após o sucesso da primeira edição, organizada em novembro de 2010, o evento contará com a participação de músicos de Barcelona, Berlim, Londres, Montreal, Moscou, Nova York, Paris e São Paulo. Serão nove “estações musicais”, espalhadas em pontos das linhas azul, verde, amarela e vermelha.

A seleção de artistas foi feita pelo curador Marcelo Beraldo em visitas aos principais sistemas metroviários do mundo. Os critérios da edição anterior seguem valendo: só podem ser usados amplificadores com potência de até 60 watts ou baterias elétricas, e não são permitidos bateria e participação de DJ.

Moremoney
O trio russo Moremoney: convidado para a edição deste ano do festival (Foto: Divulgação)

Outra regra do jogo é que não pode ser usada nenhuma fonte de energia das estações. Só podem participar artistas em três formações: solo, duo ou trio. Estima-se que a série de shows será vista (ao menos de relance) por cerca de 4 milhões de pessoas.

Não existe restrição, no entanto, para estilo musical. Foram convidados desde violonistas eruditos (a exemplo do trio Concerto de Rua, de São Paulo) a formações exóticas como o canadense Sweet Meat, que combina violino, violoncelo e cavaco.

Para encerrar a semana de apresentações, está programado um show ao ar livre na Praça Victor Civita – perto da estação Pinheiros, da Linha Amarela – no sábado (27), a partir das 17h, com a presença de todos os músicos que tocaram no festival, acompanhados do DJ Daniel Tamempi. O acesso será gratuito.

Navegue no infográfico abaixo para saber os horários, artistas e locais do evento: 

Fonte: VEJA SÃO PAULO